Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã recebe novos padres

Com a presença do bispo da diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, foi celebrada na manhã do domingo, dia 12 de setembro, a missa de posse do padre Célio Marcos Taroso, como pároco, e padre Marcelo Cândido de Pádua, como vigário geral da Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã.

Em função dos protocolos de controle à pandemia da Covid-19, houve público limitado, uso de máscara e higienização das mãos. O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil; a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy; e o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, prestigiaram a solenidade.

Os padres Célio e Marcelo substituem o padre João Voltarelli, que ficou durante 12 anos à frente da Paróquia Bom Jesus; e o padre Edivaldo, que foi transferido para a Paróquia Santíssima Mãe de Deus. Eles também assumirão a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ariranha do Ivaí.

A solenidade começou com a leitura do decreto diocesano de posse dos padres e o questionamento público em que os padres assumem o compromisso de cuidar da paróquia perante o bispo.

Bispo Dom Carlos celebra missa na Paróquia Bom Jesus

Bispo Dom Carlos celebra missa na Paróquia Bom Jesus

Na sequência, além das chaves da igreja, padre Célio e padre Marcelo receberam os óleos batismais, as chaves do sacrário e a autorização para administração da igreja.

Em entrevista ao jornal Paraná Centro, o bispo da diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, disse que esse é um momento de transferências de padres que ocorre em várias dioceses, mas é algo natural dentro da igreja e que ajuda a fortalecer a evangelização. “Sempre é um desafio para os padres, sacerdotes e bispos, quando existem essas transferências, mas elas ajudam a recuperar um novo ânimo e um novo ardor”, aponta o bispo.

Dom Carlos fez questão de agradecer ao trabalho do padre João Voltarelli, que foi transferido para o município de Guaraci, e também agradeceu aos padres Célio e Marcelo, que além da Bom Jesus de Ivaiporã assumem a paróquia de Ariranha do Ivaí. “Quero também agradecer a todas as pessoas de Ivaiporã e de Ariranha do Ivaí pela alegria com que estão recebendo os novos padres e proporcionando essa calorosa acolhida”, pontua o bispo diocesano.

O padre Marcelo de Pádua destaca que a transferência para a Paróquia Bom Jesus é um momento muito importante para sua vida sacerdotal. Ele atuava com o padre Célio no Santuário de Santa Rita de Cássia, de Lunardelli, há dois anos e meio. “A expectativa do nosso trabalho aqui e em Ariranha do Ivaí é a melhor possível e, apesar da transferência, acreditamos que isso é importante para o bem do Reino de Deus e estamos de coração aberto e cheios de energia para oferecer o melhor de nós para as comunidades”, comenta.

O padre Célio Marcos Tarozo ressalta que cuidar da Paróquia Bom Jesus é um desafio muito grande, não apenas pela importância dela para a diocese, mas também pela extensão territorial. Eles também ficarão responsáveis pela Comunidade Bom Pastor. O objetivo é dar continuidade ao trabalho dos padres que os antecederam. “Vamos continuar com a nossa dinâmica de evangelização; cada um tem um jeito de ser, mas vamos valorizar tudo o que foi feito e também colocar algo nosso”, salienta.

Ele agradeceu a acolhida dos fiéis e disse que pretende trabalhar junto com as lideranças da comunidade e envolver o maior número de pessoas nas ações de evangelização das paróquias Bom Jesus e Nossa Senhora do Rosário.

Célio Marcos Tarozo

Célio Marcos Tarozo

Marcelo de Pádua

Marcelo de Pádua