Educação e união entre municípios são pautas da reunião da Amuvi

Educação foi uma das pautas da reunião em Faxinal

Educação foi uma das pautas da reunião em Faxinal

O município de Faxinal sediou na sexta-feira, 27 de agosto, a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que contou com a presença de vários prefeitos da região e de secretários municipais de educação de praticamente todos os municípios do Vale do Ivaí, além de outras cidades vizinhas.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Júnior Weiller; o deputado federal Sérgio Souza e o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti.

O presidente da AMP, Júnior Weiller, disse que desde que assumiu a associação paranaense tem procurado fortalecer o canal de diálogo com os municípios do Paraná, em todas as regiões. O evento em Faxinal foi a sétima reunião descentralizada no Paraná. “Vamos conversar com os prefeitos e mostrar o que a AMP está disponibilizando para as administrações municipais e o que estamos fazendo em prol dos municípios”, ressalta.

Um dos temas abordados no encontro com os prefeitos da região foi a possibilidade de fortalecimento do Consórcio Paraná Educação, que foi lançado no ano passado e já conta com 100 municípios associados. O presidente da AMP destaca que, assim como Paraná Saúde atualmente ajuda os municípios a comparem remédios com até 50% de desconto, esse consórcio de Educação pode ser importante para ajudar no desenvolvimento e aquisição de materiais pedagógicos mais baratos e também na luta pelo novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que pode significar uma perda considerável de recursos para os municípios. “Nós entendemos que uma associação forte precisa que todos os entes associados cresçam de forma igualitária e homogênea”, relata o presidente da AMP.

Júnior Weiller ressalta que uma das metas da AMP é que o hospital de Faxinal possa ser credenciado junto à Sesa para receber recursos e ampliar o atendimento para um hospital regional.

O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, comenta que a gestão do prefeito Júnior Weiller tem sido muito importante para desenvolver projetos para a região e também para o Paraná. “A união de todos é que faz a nossa força, não adianta sermos bons prefeitos, se não temos bons parceiros; o presidente Júnior está defendendo os interesses de todos os municípios do Paraná e essa união está sendo muito importante para todos nós, pois hoje temos um grupo de prefeitos que está preocupado com o interesse da população e não em fazer politicagem”, salienta o prefeito Ylson Cantagallo, presidente da Amuvi.

Ylson Cantagallo é observado pelo presidente da Amp, Júnior Weiller

Ylson Cantagallo é observado pelo presidente da Amp, Júnior Weiller