APAE de Pitanga divulga ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Marizeli Belo e Aniele Santos mostram cartaz da Semana Nacional

Marizeli Belo e Aniele Santos mostram cartaz da Semana Nacional

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pitanga realiza, entre os dias 21 a 28 de agosto, atividades relacionadas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, organizada pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963.

Nesse ano, o tema é: “Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. Segundo a diretora da entidade, Aniele Cardoso dos Santos, o objetivo da semana é chamar a atenção da sociedade e realizar discussões em torno dos direitos da pessoa com deficiência. Durante a semana, nas redes sociais da escola serão divulgados vários posts relacionados aos direitos e ações sobre o tema. Ela cita, por exemplo, que a sociedade tem dificuldades sobre a terminologia que é usada para se referir ao público atendido pela Apae, que deve ser pessoa com deficiência e não pessoa deficiente ou portador de necessidades especiais.

A diretora auxiliar, Marizeli Terezinha Belo, comenta que as pessoas com deficiência podem estar inseridas na sociedade, mas, muitas vezes, acabam não sendo vistas. “No supermercado, por exemplo, existem vagas delimitadas para pessoas com deficiência e motoristas usam esses espaços de forma irregular e não pensam no transtorno que podem causar a quem que precisa da vaga”, exemplifica.

Aniele Santos salienta que é importante refletir sobre o tema dessa semana e, em especial, que chame a atenção da sociedade para essas discussões. A programação será aberta com uma carreata, como ocorreu no ano passado, onde um veículo de som irá à frente dos demais veículos, apresentando informações sobre o tema. “Vamos fazer a carreata de forma silenciosa, como uma forma de respeito, inclusive aos alunos autistas, que não pode ouvir barulhos fortes”, salienta.

No domingo, dia 22 de agosto, será realizada a Live Amigos da Apae 2ª Edição, transmitida pela página da TV Impactus no facebook, que contará com apresentações de Ana Paula e Daniel Gaiteiro, Daniel e Leo e Thaís Egler. A live pode ser acompanhada por toda a população e é direcionada especialmente aos alunos e familiares. Na terça-feira, dia 24 de agosto, será celebrada missa em Ação de Graças, a partir das 14h00, na Paróquia Nossa Senhora da Glória; no dia 25 de agosto, acontecerá na Apae, o Dia da Família na Escola, quando haverá ações de promoção à saúde da família, em que os grupos serão divididos, para observar o distanciamento social, e terá realização de exames, aferição de pressão arterial, diabetes, atividades físicas e acolhimento com os psicólogos.

Retorno das aulas presenciais

Aniele Santos salienta que a Apae de Pitanga já tem previsão para o retorno dos alunos às atividades presenciais. Inicialmente, as aulas irão ocorrer na modalidade de ensino híbrido e escalonado. O retorno está programado para ocorrer no dia 23 de agosto, para o primeiro grupo, e no dia 8 de setembro para o segundo grupo.

No formato híbrido, as turmas serão divididas para seguir os protocolos de distanciamentos e segurança definidas pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e escalonada, já que nem todos os alunos voltam nesse primeiro momento. “Nossos alunos têm especificidades que dificultam o distanciamento como nas escolas regulares, já que dependem de maior do atendimento dos professores e funcionários”, salienta a diretora.

As turmas que irão retornar nesse primeiro momento são de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Fundamental do Segundo Ciclo. Cerca de 60% das famílias decidiram em voltar com os alunos para a aula presencial. “A nossa expectativa é muito grande e estamos pensando cada detalhe; nosso protocolo de biossegurança está sendo pensando porque nossos alunos dependem muito mais do professor e dos funcionários do que alunos de escolas regulares”, informa Aniele Cardoso dos Santos.