Semana Nacional da Pessoa com Deficiência divulgará luta pelos direitos

Presidente da Apae de Ivaiporã fala da importância da garantia dos direitos da pessoa com deficiência

Presidente da Apae de Ivaiporã fala da importância da garantia dos direitos da pessoa com deficiência

Com o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”, acontece de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Trata-se de uma campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963, e que permeia os trabalhos desenvolvidos pela instituição ao longo do ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.

O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

O tema desse ano aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiências, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

Em um país com dimensões territoriais de continente, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania.

Na Escola de Educação Especial Apae de Ivaiporã, a presidente Ângela Guimarães Rosa, comentou que as atividades serão realizadas de forma híbrida (parte presencial e parte online), e conforme o tema desse ano, a escola fará um trabalho de conscientização e informativo, levando às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária. “Nosso intuito é fazer com que essa campanha alcance a população por meio dos meios de comunicação, mostrando os avanços da pessoa com deficiência, fazendo com que essa população esteja por dentro das políticas públicas a que tem direito”, ressaltou a presidente.

Ângela Rosa destacou que o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido está previsto para a próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, primeiramente com os alunos em idade adulta. Posteriormente, haverá o retorno dos alunos do ensino fundamental e da educação infantil, que estiverem autorizados pelos pais para retornar, respeitando a capacidade de ocupação das salas de aula e todos os protocolos de biossegurança. “O retorno dos alunos será gradual, por isso, é importante que todos se conscientizem sobre a importância da vacinação para que os alunos possam voltar às atividades presenciais com saúde”, acrescentou a presidente da Apae de Ivaiporã.