Ariranha do Ivaí ultrapassa 100% da população adulta vacinada com primeira dose

Imagem da notícia.

Nessa segunda-feira, dia 16 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde de Ariranha do Ivaí fez a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 na população geral acima de 18 anos. Segundo o vacinômetro, divulgado pelo próprio órgão, foram 54 doses aplicadas para primeira imunização e mais 48 doses para a imunização completa e, com isso, o município chega a 1.852 pessoas com pelo menos a primeira dose.

O percentual da população adulta aplicada é de 112,8% do público estimado pela 22ª Regional de Saúde. A diferença se dá em função de que a população adulta estimada é baseada no Censo do IBGE, que foi realizado pela última vez em 2010.

A segunda dose foi aplicada em 847 pessoas e, com isto, o total de doses aplicadas pelo município ficou em 2.699.

O prefeito de Ariranha do Ivaí, Thiago Epifânio da Silva, destaca que ele acreditava que a maior parte da população a ser vacinada, de fato, era a mais idosa. “A nossa cidade é pequena e a maior parte da população é de pessoas de idade e, quando completou essa faixa maior, sabia que iríamos conseguir vacinar com mais rapidez”, ressalta. Há 14 dias, o município não tem nenhum caso de Covid-19.

Sandro Assis, da Secretaria Municipal de Saúde, acredita que, dentro de 10 dias, todos os moradores de 18 anos e aqueles que não se vacinaram nas datas de suas faixas etárias possam ser imunizados.

O prefeito destaca que, apesar de quase toda a população já ter recebido a primeira dose, ainda é preciso estar alerta para evitar que a doença volte ao município. “Esperamos que esse controle da pandemia logo aconteça, para que as pessoas possam voltar a viver com tranquilidade e acredito que não teremos mais ondas como as que ocorreram no começo do ano”, frisa o prefeito.

Ariranha do Ivaí totalizou, desde o início da pandemia, 187 pessoas com a doença, sendo que 183 se recuperaram e 4 óbitos foram registrados.