Pela 1ª vez, Pitanga pode ter um governador de Rotary Club

Valdemir de Paula Barbosa pode ser o primeiro governador distrital do município de Pitanga

Valdemir de Paula Barbosa pode ser o primeiro governador distrital do município de Pitanga

O gerente da unidade da Coamo de Pitanga e presidente do Rotary Club Pitanga, gestão 2020/2021, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, deve ser indicado como candidato ao cargo de governador do Distrito 4640 para a gestão 2024/2025. O distrito é considerado o maior do Brasil e conta com mais de 100 clubes jurisdicionados, das regiões central, sul e sudoeste do Paraná. O distrito engloba cidades importantes, como Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, entre outros. Caso o nome do Miro seja confirmado, será a primeira vez que o município de Pitanga tem um governador de distrito e será apenas o terceiro a representante da região central nesse cargo no distrito 4640. Os outros dois foram os ivaiporãenses Seize Kawano (95/96) e Melvis Muchuiti (88/89).

Ele comenta que, inicialmente, a indicação era para que ele fosse governador, já na gestão 22/23, mas o próprio Miro pediu para que fosse postergado, pois ele pretende se aposentar da gerência da Coamo e se dedicar exclusivamente à missão. A indicação partiu do governador do distrito 20/21 Edison Pagnozze e foi aprovada pelo conselho distrital. “Até lá, caso outros nomes sejam indicados, vamos participar de uma eleição, caso não tenha, serei candidato único a governador do distrito”, frisa Valdemir Barbosa.

Ele destaca que essa indicação é um privilégio e ser governador de distrito é um cargo muito importante para o Rotary e representa o reconhecimento de um trabalho de mais de 20 anos dedicados à causa rotária. Além de ter sido presidente do Rotary Club de Pitanga, Valdemir Barbosa também foi presidente do Rotary Club Ivaiporã. Ele já foi associado ao Rotary Club de Marechal Cândido Rondon e de Fênix, que foi seu primeiro clube rotário, em 1996.

Ele destaca que um dos motivos para a indicação a governador foi o trabalho de aumento de quadro de associados, que aconteceu no Rotary Club Pitanga. Miro iniciou o mandato com apenas 12 associados e encerrou com 22, mesmo em um ano de pandemia. “Procuramos manter os companheiros motivados, mesmo com as reuniões sendo realizadas de forma online”, relembra. Ainda durante o ano, houve o óbito de um companheiro rotariano por Covid-19 e uma associada que se mudou para outra cidade.

O aumento no quadro de associados foi reconhecido pelo próprio distrito, que fez a doação de um título Paul Harris ao clube. “Eu acredito que ainda não é o momento para mim, pois estou na ativa na Coamo; quero me dedicar exclusivamente ao cargo de governador de distrito e vou tirar um ano para vida para fazer esse trabalho”, disse.