Pitanga registra zero grau e chuva congelada

A forte massa de ar polar que avança pelo sul do Brasil chegou com força à região central do Paraná e derrubou as temperaturas na madrugada dessa quarta-feira, 28 de julho. No município de Pitanga, os termômetros marcaram 0oC, na estação meteorológica da unidade da Coamo de Pitanga. O Núcleo da Seab de Pitanga também registrou temperatura mínima de 0o C e sensação térmica de 4 graus negativos. No entanto, não houve formação de geadas, já que as condições de vento impediram o acúmulo de gelo nas plantas.

No entanto, no início da manhã, em vários grupos e redes sociais, pessoas relataram ter presenciado um fenômeno de precipitação invernal. O fenômeno durou poucos minutos, mas foi registrado no centro e em algumas regiões da cidade. Não é possível precisar pelos vídeos se é de fato neve ou chuva congelada. No entanto, os dois fenômenos dependem de condições atmosféricas favoráveis para ocorrer, com tempo nublado, alta umidade e temperatura negativa ou perto de 0o C.

A chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e é semelhante a um granizo pequeno, que cai e salta, fazendo até barulho, às vezes. O formato do “gelinho” que cai é diferente da neve.

Neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d´água suspenso na atmosfera. Esses cristais têm uma forma bem característica, em geral, de forma hexagonal, e complexamente ramificados.

Imagem da notícia.