Aulas presenciais retornam no NRE de Ivaiporã

Válber Clarimundo e Sueli Pianca reforçam importância da volta dos estudantes às aulas presenciais

Válber Clarimundo e Sueli Pianca reforçam importância da volta dos estudantes às aulas presenciais

Mais de 80% dos colégios estaduais jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã retornaram às aulas presenciais, adotando o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes ao mesmo tempo.

O retorno das atividades para o segundo semestre de 2021, aconteceu no dia 21 de julho, e o chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Válber Vinícius França Clarimundo, reforçou a importância da volta às aulas presenciais, considerando a necessidade dos estudantes que permaneceram afastados da escola, em especial os que não conseguiram acesso às plataformas educacionais e foram atendidos por meio de atividades impressas e que não houve, desde o retorno das atividades híbridas, nenhum caso de Covid-19 registrado entre os estudantes.

Conforme Válber Clarimundo, o foco do segundo semestre é o retorno presencial dos alunos, mas reforçou que o modelo híbrido continua. “Pais e alunos devem se conscientizar sobre a importância do retorno para a sala de aula e os pais assinem o termo de adesão, uma vez que o Estado registra a evasão de 80 mil alunos, causando um grande prejuízo pedagógico. Estão sendo respeitados todos os protocolos de segurança nesse retorno; o Governo do Estado já fez o repasse das verbas, o transporte está funcionando e, nas turmas com mais de 15 alunos, continuará o revezamento com parte em sala de aula e de forma síncrona os demais assistem aula via meet. Na maioria das escolas do campo, as turmas são pequenas e, no caso de o aluno não poder retornar presencialmente, ele faz atividades por meio do Classroom ou na Trilha do Material Impresso”, explicou o chefe do NRE de Ivaiporã.

Válber Clarimundo lembrou que 82% dos estabelecimentos de ensino do NRE de Ivaiporã já retornaram às aulas presenciais, o que corresponde a 215 turmas do ensino fundamental, 98 do ensino médio, 1.583 estudantes do ensino fundamental e 850 do ensino médio. Antes do recesso, o número era aproximadamente de 60% dos 14 municípios do Núcleo Regional de Educação abertos.

O chefe do NRE de Ivaiporã mencionou ainda a realização da Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será aplicada no final do ano para alunos do 9º ano do ensino fundamental II, 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino profissional integrado, avaliação que mostrará o Ideb das escolas.

A assessora pedagógica da equipe de ensino do NRE de Ivaiporã, Sueli Pianca, salientou que os pais estão sendo convidados a irem às escolas para conhecer o ambiente e ver como os filhos estão sendo acolhidos. “Os pais que estão em dúvida podem ir à escola e conversar com a equipe gestora e ver como tudo está acontecendo, para que possam ter segurança de encaminhar os filhos às aulas”, ressaltou a assessora pedagógica.