Prefeitura de Pitanga repassa convênio para a Apae

Convênio garante recursos extras para a Apae

Convênio garante recursos extras para a Apae

A Prefeitura de Pitanga fez, na semana passada, o repasse de recursos na ordem de R$ 21 mil para a Apae do município. Segundo o prefeito Maicol Barbosa, esse é um repasse que ajuda nos custeios da entidade e na compra de equipamentos. Ele ressalta que a prefeitura tem sido parceria da entidade e em todas as ações que o município pode contribuir. Maicol Barbosa lembra que foi realizado, recentemente, um investimento na ordem de R$ 35 mil, com recursos próprios do município, para o esgotamento sanitário.

O prefeito destaca também que está sendo feito o estudo para a implantação da Casa de Apoio, que será um espaço de acolhimentos aos alunos mais idosos da Apae ou dos não têm ninguém que possa mais cuidar deles.

Esse projeto está sendo discutido junto com o Ministério Público, que propôs uma ação conjunta com mais sete municípios, para que a casa de apoio seja regional. A expectativa do prefeito de Pitanga é que esse projeto seja realizado o mais rapidamente possível.

A presidente da Apae, Maria Izabel Buchmann, disse que esse convênio é importante para dar suporte à manutenção da entidade e para a compra de material didático e merenda escolar.

Ela ressalta que, nesse período de pandemia, o apoio das famílias dos alunos tem sido fundamental para a manutenção dos trabalhos. “Como houve o distanciamento entre os alunos e professores, a família fez um papel muito importante de supervisão das atividades e nos surpreendemos com a capacidade das famílias em nos ajudar”, cita a presidente da Apae.

Maria Izabel também relata as dificuldades que a entidade está encontrando para custear as despesas. “A entidade tem despesas fixas e, como não é possível realizar eventos grandes, como o almoço da Apae, que garantia recursos importantes para a manutenção da entidade, resolvemos fazer algumas ações que não causam aglomeração, como a tarde do pastel, e colocamos a cozinha para funcionar, contratamos um padeiro e isso está dando uma renda mensal importante para manter as despesas da Apae”, salienta.