Lojas apostam em redes sociais para interagir com consumidores

Equipe da loja Carmen Steffens

Equipe da loja Carmen Steffens

Desde o início da pandemia, as lojas estão apostando em uma nova estratégia de marketing para chamar a atenção dos clientes. Os principais meios para estreitar a relação com os consumidores na internet são lives e dancinhas engraçadas feitas por meio dos aplicativos Instagram e Tik Tok.

A empresária Francielly Bagatim, franqueada da loja Carmen Steffens Ivaiporã, contou que com a pandemia houve uma grande dificuldade e foi preciso se reinventar e apostar nas redes sociais como estratégia de marketing para alavancar as vendas. Como os resultados começaram a aparecer, a empresária decidiu investir na divulgação dos produtos em grupos de WhatsApp, Reels, um recurso disponível nos Stories do Instagram, que é uma ferramenta como uma opção ao TikTok, a popular rede social de vídeos musicais divertidos. Com o Reels, você pode fazer uma gravação ou subir um vídeo pronto, colocar o trecho de uma música e publicá-lo como se fosse uma Story normal. “Notamos que tem dado certo, porque as demais franqueadas estão nos usando como inspiração, além de recebermos elogios e pedidos dos clientes por vídeos”, observou a empresária.

Francielly Bagatim comentou que a repercussão tem sido positiva e que o trabalho nas redes sociais tem aumentado o número de seguidores e clientes da loja tanto de Ivaiporã, quanto da região. “Comecei a perceber que a loja estava tendo maior visibilidade, na época em que as clientes não podiam vir até aqui, era por meio Instagram e pelo WhatsApp, aí decidi contratar uma funcionária específica para cuidar do marketing digital da loja durante todo o horário comercial. Desde então, temos observado que a repercussão tem sido muito boa, porque abrangemos a moda com um conteúdo divertido e engraçado, que atrai as clientes”, disse.

Laíssa Castelão, responsável pelo gerenciamento das redes sociais da Carmen Steffens, informou que o principal objetivo é aproximar e interagir com o cliente, fazendo com que o engajamento da loja cresça. “Temos clientes que participam dos nossos vídeos, mandam ideias e queremos que eles se sintam em casa, para que o atendimento seja humanizado”, frisou a especialista, lembrando que para ter resultados é preciso estudar o que está em alta nas redes sociais.

Patrícia Gerino e o filho Luciano Júnior, da loja Cravo & Canela

Patrícia Gerino e o filho Luciano Júnior, da loja Cravo & Canela

A empresária Patrícia Gerino, proprietária da loja Cravo & Canela, de Ivaiporã, é outra que aderiu às redes sociais como forma de atrair clientes. Para ela, em um momento de crise, a rede social representa uma propaganda com menos custos e a internet acaba se tornando a principal vitrine para as vendas.

Além das lives de vitrine para apresentar o produto, a loja tem realizado lives de conteúdo levando para os clientes informações relevantes para o dia a dia deles, especialmente para o público feminino. Já foram realizadas lives com profissionais de diversas áreas. “Além de mostrar nosso produto, levar conteúdo relevante para nossas clientes para, no momento da compra, ela se lembrar da loja, além de lives de vitrine para mostrar o produto, porque quando o cliente precisa do produto, vai direto à loja. Além disso, investimos em uma blogueira, que leva, por meio da internet, a moda para o público e mostra tudo o que a loja oferece”, comentou Patrícia Gerino, lembrando que conta com apoio do filho Luciano Júnior no gerenciamento das redes sociais, sendo as mais utilizadas pela loja são Facebook, Instagram e Reels.

Segundo a empresária, a repercussão tem sido positiva, uma vez que as lives vitrine aproximam o cliente da loja e abrem um leque para mostrar a gama de produtos, refletindo diretamente no movimento da loja e dos condicionais. “A rede social faz com que meu cliente peça o condicional e recebe a peça específica”, ressaltou, citando que toda terça-feira tem story promocional, onde o cliente pede a peça, efetua o pagamento e retira o produto na loja.

Gerente do Paraná Supermercados, Edilaine Iurak

Gerente do Paraná Supermercados, Edilaine Iurak

A gerente do Paraná Supermercados, loja do centro, Edilaine Iurak, mencionou que a principal ferramenta virtual são os vídeos produzidos especialmente para o Tik tok e Facebook, onde os personagens Cumpadi (Marcos Belli) e Cumadi (Edilaine Iurak) apresentam as ofertas do supermercado em vídeos engraçados, que fazem os clientes se divertirem e conhecerem os produtos que estão em oferta toda terça e quinta-feira.

“Apesar do momento difícil, queremos, junto com nossa equipe, levar alegria e chamar os clientes para virem ao mercado; isso tem agradado a quem assiste, que acaba compartilhando com os amigos e conhecidos. A repercussão está muito boa, tanto que fomos convidados para gravar para a loja de Pitanga”, destacou a gerente.