Grupo “Amigos anos 70” realizará encontro em Ivaiporã

Encontro realizado em Curitiba, em 3 de fevereiro de 2021, para organização do evento. Varlei Prado, Shirley Rosseto, Antônio Carlos Pugin, Maryelvi Pugin, Zenilde Acosta, Jandira Godoy Israel, Delcídio Galan, Ilário Lessa, Valde Lessa, Renilda Anunciação, Lúcia Turin, Elio Ribeiro e Marilda Pinto

Encontro realizado em Curitiba, em 3 de fevereiro de 2021, para organização do evento. Varlei Prado, Shirley Rosseto, Antônio Carlos Pugin, Maryelvi Pugin, Zenilde Acosta, Jandira Godoy Israel, Delcídio Galan, Ilário Lessa, Valde Lessa, Renilda Anunciação, Lúcia Turin, Elio Ribeiro e Marilda Pinto

Descendentes de pioneiros que desbravaram o Sapecado, atual município de Ivaiporã, para seu “ganha pão”, na época, contavam a produção do café seu sustento. Esse grupo viveu a infância e adolescência vendo Ivaiporã crescer e movimentando a sociedade, quando a tecnologia ainda nem engatinhava.

Assistiram à primeira novela, transmitida na TV preto e branco, denominada Irmãos Coragem, e também à Copa do mundo, disputada no México, em 1970.

Por questões pessoais da época, separaram-se, tomando rumos diferentes em busca de ensino superior e até mesmo de mais oportunidades de emprego e renda nos grandes centros, ficando sem se ver e se comunicar por quase meio século.

Nos últimos dois anos, graças ao empenho e dedicação de uns, mais a ajuda da tecnologia, acabaram se descobrindo e retomando a velha e adormecida amizade, reavivada agora de modo virtual.

Segundo os integrantes do grupo, a solidez dessa amizade é tanta a ponto de o grupo traçar planos, como encontros anuais na cidade onde tudo começou. Para esse ano, já está agendado para os dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, na sede da AABB, em Ivaiporã.

O grupo tem como administradores Varlei Prado e Antônio Carlos Pugin, que foram unânimes em afirmar que, mesmo com o longo período de ausência, o grupo continua se comportando como uma família unida, que mantém em sua essência os valores de respeito, consideração e amor ao próximo, cuja necessidade de se falar, desabafar, cumprimentar, solidarizar-se é uma constância. “Apesar de estarmos distribuídos por todo o território nacional, alguns em território europeu, e a situação pandêmica mundial, é grande o esforço para que ninguém perca o encontro”, destacam Varlei e Pugin.

A importância do Encontrão

A cidade de Ivaiporã é cenário de muitas histórias, principalmente, na vida daqueles que nasceram e cresceram no município, ou mesmo dos que vieram ainda criança, cresceram e foram para outros lugares, mas permanecem com laços de amizade e mantêm o carinho dos amigos das fases lindas da adolescência e vida adulta.

“Eu nasci em Ivaiporã, mas saí para estudar e, como tantas outras pessoas, casei e constituí família em outras terras. Anos mais tarde retornei a Ivaiporã e, por meio de amigos e redes sociais, tive a ideia de reunir todos ou o máximo possível. A princípio, criei um grupo de WhatsApp com o nome de Amigos Anos 70”, conta Varlei Prado.

Em novembro de 2019, lançaram o desejo de um encontro na sede da AABB, um dia inteiro dedicado a todos para relembrar os momentos de juventude, com café da manhã, almoço e tarde dançante, como era costume na época, com simplicidade e regado a guloseimas e muitas brincadeiras. Interagiram ao longo desta pandemia e tiveram as melhores lembranças expostas por meio de fotos e reconhecimento por meio dos bate-papos.

Agora, com a maioria imunizada com pelo menos a primeira dose da vacina, resolveram realizar este tão sonhado encontro. Portanto, no dia 31 de outubro, conciliando com o feriado de finados, e com muitos amigos que gostariam de estar nesta data aqui na cidade prestando homenagens aos entes queridos, vão reunir-se em Ivaiporã.

Quem desejar participar pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98806-2786.