Com aditivo da Sanepar, Ariranha do Ivaí terá rede de esgoto

Thiago Epifânio e Cobra repórter conversam sobre melhorias para o município de Ariranha do Ivaí

Thiago Epifânio e Cobra repórter conversam sobre melhorias para o município de Ariranha do Ivaí

O prefeito de Ariranha do Ivaí, Thiago Epifânio da Silva, esteve em Curitiba, na semana passada, e na companhia do deputado estadual Cobra Repórter participou de uma audiência com a diretoria da Sanepar, onde ficou definido que será assinado um aditivo que deve possibilitar a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto no município. Atualmente, a cidade não é servida com este serviço. A estimativa é que até o ano de 2030, 90% da área urbana de Ariranha do Ivaí seja atendida com a rede de esgoto. O aditivo ao contrato de concessão está sendo elaborado e deve ser assinado nas próximas semanas.

O prefeito de Ariranha do Ivaí ressalta que esse aditivo é importante, pois dessa forma inicia-se o processo de implantação da rede de esgoto no município. “Até agora ninguém havia se preocupado com isso e não havia nenhuma cobrança junto à Sanepar. Fomos lá para ver se conseguíamos alguma melhoria para nossa cidade, já que outros municípios da região estão implantando ou ampliando a rede de coleta de esgoto”, disse o prefeito.

Segundo Thiago Epifânio, os técnicos da Sanepar informaram que está iniciando a elaboração do projeto de implantação da rede de esgoto e também da estação de tratamento. “Eles estão iniciando a elaboração de novos projetos para pequenas cidades e Ariranha do Ivaí deve ser uma das primeiras a ser atendida”, frisa.

Para o prefeito, com a assinatura do aditivo deve ser definido o volume de investimento, as metas de implantação da rede e também o prazo para o cumprimento. “A implantação da rede de esgoto será importante para reduzir o número de fossas sépticas na cidade e, com isso, vamos conseguir diminuir, principalmente, a quantidade de moscas, baratas e ratos, além se melhorar o saneamento básico”, frisa.

Além da implantação da rede de esgoto, o aditivo garantirá um desconto nas contas de água dos prédios públicos e o repasse de um percentual da arrecadação para investimentos em projetos voltados ao meio ambiente.

Galerias pluviais

O prefeito Thiago Epifânio da Silva tem encontrado uma série de problemas em redes de escoamento de águas pluviais no município. Ele destaca que, recentemente, o município tem realizado intervenções em redes que deveriam estar implantadas na área urbana. “Estamos encontrando várias galerias de águas pluviais que não foram finalizadas, redes que não estão interligadas e que não ligam a nenhum outro lugar, ela vai até um buraco, onde a água é despejada em uma valeta e depois de um tempo ela é infiltrada. Agora estamos finalizando a interligação para emendar essas galerias”, frisa.

O prefeito lembra que fez compra de tubos de concreto de 40 e 60 centímetros, que está utilizando para ligar as redes de escoamento de água das chuvas. “Em um desses locais, foi construída uma valeta, que não tinha para onde a água escoar; ela acabava indo para a calçada e escoava pela rua. Agora estamos resolvendo este problema da interligação da rede de águas pluviais”, frisa.