Lunardelli realiza castração de mais de 120 animais

Castramóvel da Amuvi atende em Lunardelli

Castramóvel da Amuvi atende em Lunardelli

A Prefeitura de Lunardelli firmou um convênio com a Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) para a castração de animais. Durante duas semanas, o castramóvel ficou no município e realizou 126 procedimentos em animais de rua e de famílias de baixa renda.

Nessa ação, a Amuvi fornece o equipamento e a veterinária e o município paga os medicamentos e materiais utilizados nos procedimentos cirúrgicos, além da equipe de apoio. “Temos preocupação com a questão dos animais de rua, que hoje é um problema, não apenas em Lunardelli, mas em toda a região. Esse é um passo para tentar resolver o problema, a médio e longo prazo”, cita o prefeito.

Grola destaca que existe uma grande população de animais em situação de abandono nas ruas e a única forma de controlar é por meio de castração. “Se todos os municípios fizerem essa ação de maneira conjunta, acredito que será possível reduzir o número de animais nas ruas”, frisa.

O prefeito destaca que, além da parceria com a Amuvi, o município assinou um convênio com o Governo do Estado, que também vai destinar recursos para o trabalho de controle de animais com a castração. “Nessa primeira ação, demos prioridade aos animais abandonados e que pertencem às pessoas com baixa renda; não conseguimos atingir todas as famílias, mas é um primeiro passo para esse trabalho”, salienta.