Hospital Municipal de Manoel Ribas recebe raio-x digital

Prefeito José Carlos Corona observa qualidade da imagem do raio-x digital

Prefeito José Carlos Corona observa qualidade da imagem do raio-x digital

A Prefeitura de Manoel Ribas fez a entrega oficial na sexta-feira, 18 de junho, de um novo aparelho de raio-x digital para o Hospital Municipal Santo Antônio, adquirido com recursos de uma emenda do deputado Luiz Fernando, atendendo a um pedido do vice-prefeito Lindolfo Oenning, do ano passado, quando o mesmo era vereador. “Na época, conversamos com o pessoal da saúde e, em especial, com o enfermeiro Jean, que destacou a importância do hospital ter um raio-x novo e conseguimos o equipamento, que será muito importante no atendimento à população”, pontua Lindolfo.

Para ele, a qualidade do diagnóstico feito por esse novo raio-x representará uma redução em número de viagens de pacientes para outras cidades, já que o equipamento é considerado um dos melhores do mercado atualmente.

Por se tratar de um aparelho digital, o resultado do exame poderá ser acessado por um médico em qualquer lugar do mundo, por meio de um computador ou smartphone com acesso a internet. O equipamento possibilita um diagnóstico mais preciso e o médico poderá ainda dar mais ou menos contraste na imagem ou aproximar para observar algum detalhe.

Outra vantagem do equipamento digital é a dosagem menor de radiação em relação ao equipamento analógico, que precisava de uma exposição de radiação e nem sempre a imagem apresentava qualidade.

O vereador Jean Erbs, que também é enfermeiro do município, destaca que, atualmente, os eletrocardiogramas realizados em Manoel Ribas são encaminhados para um cardiologista de outra cidade, que apresentam um laudo do exame. “Da mesma forma vamos conversar com o prefeito, para que esses exames possam ser encaminhados para um ortopedista, que dará um laudo, e os pacientes não precisarão mais ir a outra cidade para avaliação”, salienta.

O prefeito de Manoel Ribas, José Carlos Corona, ressalta que essa é uma conquista muito grande para a cidade e um equipamento muito esperado pela população. “Esse equipamento digital tem uma tecnologia moderna, que vai ajudar no diagnóstico dos pacientes, principalmente porque o aparelho anterior não tinha a qualidade adequada. Essa é uma conquista que nos enche de esperança de oferecer um atendimento de qualidade à população”, pontua.

“Muitas vezes, o exame que nosso paciente levava para outra cidade era descartado por não ter a qualidade adequada. Agora, vamos trabalhar para contratar um profissional que poderá dar um diagnóstico mais preciso desses exames, economizando com deslocamento dos pacientes para outras cidades”, ressalta.

Autoridades acompanham entrega do aparelho

Autoridades acompanham entrega do aparelho