Rotary doa cadeiras de rodas para Hospital Municipal de Jardim Alegre

Três cadeiras de rodas são doadas para Hospital Municipal de Jardim Alegre

Três cadeiras de rodas são doadas para Hospital Municipal de Jardim Alegre

No domingo, 20 de junho, o Rotary Club Ivaiporã entregou três cadeiras de rodas para o Hospital Municipal José Ortega Vasques, de Jardim Alegre. As cadeiras fazem parte do projeto “Mobilidade para todos”, realizado em parceria com o Rotary International e a Free Wheelchair Mission, uma organização sem fins lucrativos humanitária que projeta e fabrica cadeiras de rodas duráveis e econômicas.

O projeto Mobilidade para todos teve início em 2006, com parceria entre Rotary Club de Maringá Parque Ingá, Associação Paranaense de Reabilitação (ANPR) e a ONG americana Free Wheelchair Mission (FWM), que possibilita a distribuição de cadeiras de rodas, anualmente. Com o sucesso, o projeto foi ampliado para o distrito 4710 e possibilitou que o Rotary Club Ivaiporã participasse da iniciativa.

Conforme o presidente Marco Esquiçato, além do Hospital Municipal de Jardim Alegre, nos últimos dias foram doadas cadeiras de rodas para entidades locais como a Apae de Lidianópolis, Lar São Vicente de Paulo, em Grandes Rios, e o Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã, totalizando 12 cadeiras de rodas entregues pelo clube de serviços.

Esquiçato explicou que as cadeiras chegam aos clubes e os rotarianos passam por treinamento para entender como deve ser o processo de triagem dos beneficiados e para montagem das cadeiras, que vêm totalmente desmontadas. “O treinamento é feito para entendermos o passo a passo da montagem, para que as cadeiras cheguem corretamente para o uso dos beneficiados”, comentou o presidente do Rotary Club Ivaiporã.

O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, destacou o apoio do Rotary para o Hospital Municipal. “É uma ajuda muito necessária, principalmente para as pessoas acamadas, que não têm como se locomover. Agradeço ao Rotary Club Internacional, Rotary de Jardim Alegre e Ivaiporã por essa importante ajuda”, afirmou Furlan.

Para o diretor clínico do Hospital Municipal, Eduardo Jobim, as cadeiras chegam em boa hora. “Toda ajuda é importante, ainda mais nesse momento difícil pelo qual estamos passando”, assinalou.

A secretária municipal de Saúde, Silvia Bovo, enalteceu a parceria com o Rotary Club de Ivaiporã e de Jardim Alegre. “Para a saúde pública essa ajuda é muito bem-vinda, sendo que essas cadeiras serão utilizadas para os pacientes internos, que necessitam se locomover em cadeira de rodas”, frisou.

O presidente do Rotary de Jardim Alegre, Vanderley Borges, agradeceu a parceria. “Toda a ajuda é bem-vinda, o nosso agradecimento ao Rotary de Ivaiporã, que repassou as cadeiras ao nosso clube e doamos para o hospital”, afirmou.