Decreto libera funcionamento de atividades comerciais aos domingos

Furlan: “temos que cuidar da economia e da saúde”

Furlan: “temos que cuidar da economia e da saúde”

A Prefeitura de Jardim Alegre emitiu, na semana passada, um novo decreto municipal liberando o funcionamento de algumas atividades comerciais aos domingos. O prefeito José Roberto Furlan disse que bares, padarias e supermercados podem abrir durante todo o final de semana. Ele ressalta que a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem acompanhado os números da pandemia. “Conforme vamos avançando na vacinação, vamos conseguindo liberar, mas temos que tomar muito cuidado com o comércio, pois é ele que sustenta a nossa economia e gera renda para manter a nossa cidade”, frisa o prefeito.

Ele ressalta que apesar das liberações, é preciso continuar cuidado das medidas preventivas, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento. “Não podemos baixar a guarda, pois ainda estamos em plena pandemia, mas precisamos que as atividades econômicas voltem a acontecer”, pontua o prefeito.

Furlan aponta outro lado positivo dos cuidados que estão sendo tomados com o uso de máscara, que é a redução nos casos de gripe. “Também tivemos uma queda nos casos de dengue, provavelmente porque as pessoas estão mais atentas aos cuidados com a casa e os quintais”, pontua o prefeito.

Decreto permite abertura do comércio aos domingos em Ivaiporã

O atual decreto 13762/2021 da Prefeitura de Ivaiporã também flexibilizou o funcionamento do comércio aos domingos. As atividades que têm permissão para funcionar durante todo o final de semana, como supermercados, açougues, bares, lanchonetes, padarias, frutarias, entre outros, voltaram, desde a semana passada. Apenas salões de beleza, centros de estética e similares não podem funcionar aos domingos.

O decreto também liberou a realização de cultos e missas presenciais com até 35% da capacidade do local. No entanto, ainda continuam valendo o toque de recolher das 20h00 às 5h00 e a proibição do consumo de bebida alcoólica em espaços públicos e coletivos durante o toque de recolher. A prática de esportes coletivos e uso de piscinas, clubes e saunas também continuam proibidos. As medidas valem até o dia 29 de junho.