Faxinal planeja retorno gradativo das aulas na rede municipal

Eliane Felício de Souza Tonin avalia possibilidade de retorno das atividades presenciais

Eliane Felício de Souza Tonin avalia possibilidade de retorno das atividades presenciais

A Secretaria Municipal de Educação de Faxinal planeja o retorno das aulas de forma presencial na rede municipal de ensino. Na semana passada, um decreto assinado pelo prefeito Ylson Cantagallo autorizou para a terça-feira, dia 15 de junho, a possibilidade de retorno das aulas de forma híbrida ou presencial na rede pública, tanto municipal como estadual. No entanto, segundo a secretária municipal de Educação, Eliane Felício de Souza Tonin, esse retorno dependerá dos índices de contaminação e dos leitos hospitalares disponíveis na região e esses dados têm sido analisados semanalmente pelo Conselho Municipal de Educação e equipes das redes municipal e estadual de ensino.

No entanto, mesmo sem a definição de uma data para o retorno, Eliane Tonin comenta que, inicialmente, deve ocorrer de forma híbrida. Estão sendo elaboradas as estratégias para suprir as necessidades individuais de cada aluno e profissional da educação, para que os protocolos sejam seguidos de forma rigorosa. “A Secretaria Municipal de Educação juntamente com todos os profissionais de educação anseiam pelo retorno mais breve possível, a fim de prevalecer e fortalecer os vínculos entre escola, aluno e família, na garantia de uma educação justa e igualitária”, pontua a secretária Eliane Tonin. Ela explica que, desde o ano passado, a Secretaria de Educação vem realizando plantão pedagógico, ofertado a todos os alunos e voltado às famílias que optaram pelo atendimento diretamente nas instituições de ensino.

Reformas

No entanto, mesmo com a pandemia, a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Faxinal estão realizando investimentos na reforma, construção, adequação e aquisição de equipamentos para melhorar todas as instituições de ensino do município, com o objetivo de ofertar um ambiente mais acolhedor para os alunos e profissionais da educação.

Desde o início da gestão do prefeito Ylson Cantagallo, em 2017, foram realizadas várias ações na área da educação, entre elas a sede própria para Secretaria Municipal de Educação; inaugurados os CMEI´s no Faxinalzinho e Maria Zenilda Ribeiro; realizadas reformas completas nos CMEI´s Vila Nova, Alair Lourdes Fernandes, Escola Municipal Marechal Rondon, Elza Davantel Cabral e Tancredo Neves; e melhorias no CMEI Nossa Senhora de Fátima, Escola Municipal Cecília Meireles e Cenira Gamarroz Queiroz.

Além do investimento na estrutura física, a Secretaria de Educação tem feito ações de valorização e formação dos profissionais. Nos últimos quatro anos e meio foram contratados 77 professores por meio de concurso público; eleição de diretores para escolas e CMEI´s; processo seletivo para escolha do coordenador pedagógico e contratação de 80 estagiários. Além disso, os profissionais do magistério tiveram o reenquadramento da tabela para os profissionais do magistério; garantia do piso salarial; aumento da função gratificada para diretores; ampliação do valor repassado ao fundo rotativo das escolas; concessão de licença prêmio; transporte garantido para professores que atuam em Nova Altamira; e formação continuada com profissionais renomados e conhecidos internacionalmente como: Regina Shudo, Wania Boer, Palmira Tolloti e Flávia Harue. Todas as escolas receberam eletrodomésticos e mobiliários novos, além de diversas aquisições para melhorar a qualidade do atendimento pedagógico das escolas.

“Os investimentos feitos na educação municipal superam e vão além das expectativas previstas, refletindo positivamente nos índices do IDEB e avaliações externas de aprendizagem”, pontua a secretária de Educação. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Faxinal passou de 5,7 para 6,2.

Para o ano de 2021 também está prevista a aquisição de uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal, além da oferta do material escolar, o que ocorre desde o ano de 2019. “A população pode esperar e contar com uma gestão comprometida, responsável e democrática, voltada à qualidade de ensino e garantia do direito à educação pública com equidade e qualidade, não só para alunos, mas também para os profissionais de educação e comunidade”, finaliza Eliane Tonin.

Cmei Vila Nova é reformado durante primeiro mandato do prefeito Gallo

Cmei Vila Nova é reformado durante primeiro mandato do prefeito Gallo