Proparoxítonas

Hoje trataremos das palavras proparoxítonas! Se você acompanhou as dicas sobre as oxítonas e sobre as paroxítonas, esse palavrão não deveria te assustar, já que, como é possível deduzir para quem leu as colunas anteriores, as proparoxítonas são as palavras que têm as antepenúltimas sílabas tônicas (com a pronúncia mais alta/forte). Como raramente temos dificuldade em lembrar como se falam as palavras, checando qual o tipo (oxítona, paroxítona ou proparoxítona) ao dizermos alguma em voz alta, podemos confirmar quando tivermos alguma dúvida. Vejamos então as dicas de acentuação para as palavras proparoxítonas:

• Primeiramente, a dica que vai facilitar nossa vida: todas as palavras proparoxítonas são acentuadas! Viram só como esse palavrão acabou sendo o menos assustador dos três tipos de palavras que tratamos? Alguns exemplos são: árvore, tráfego, córrego, protótipo, bígamo.

• A única exceção para a acentuação de proparoxítonas é com palavras estrangeiras, como por exemplo performance, deficit, habitat e superavit, que vêm da língua inglesa.

• Há dois detalhes nas proparoxítonas para darmos atenção. O primeiro deles é a chamada “silabada”, quando uma pronúncia errada da palavra é feita e, consequentemente, sua acentuação (ou falta dela) acompanha, ficando também equivocada. Alguns exemplos são: arquetipo ao invés de arquétipo, interim ao invés de ínterim, prototipo ao invés de protótipo e rubrica ao invés de rúbrica.

• O segundo detalhe que merece atenção nas proparoxítonas é que há algumas delas que, apenas com uma alteração de sílaba tônica (de proparoxítonas para paroxítonas, por exemplo), transformam-se em outras, com significados diferentes. Exemplos: médico (profissional) e medico (primeira pessoa do singular do presente do verbo medicar); lâmina (objeto para corte) e lamina (terceira pessoa do singular do presente do verbo laminar); trânsito (substantivo que denomina “circulação”) e transito (primeira pessoa do singular do presente do verbo transitar).

Viram como as proparoxítonas, apesar do nome mais assustador, têm as dicas mais fáceis?

Até a próxima semana!!!!