Mobilização chama atenção para projeto de lei sobre piso salarial e carga horária da enfermagem

Abel Walter da Silva destaca luta pela aprovação de projeto de lei que garante piso salarial aos profissionais de enfermagem
Enfermeiros de toda a região estão mobilizados em uma campanha para divulgar o projeto de lei que regulamenta a carga horária e piso salarial dos profissionais da categoria. A proposta vale para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Segundo Abel Walter da Silva, auxiliar de enfermagem da Prefeitura de Boa Ventura do São Roque e um dos líderes do movimento “Enfermagem Salva, Salvem a Enfermagem”, o objetivo da mobilização é levar ao conhecimento de toda população a precariedade da profissão, especialmente pelo fato de não ter um piso salarial e, para trabalhar, muitas vezes, precisam atuar por um valor abaixo do mercado.
A mobilização está sendo divulgada nas redes sociais e nos meios de comunicação da região. “A nossa principal reivindicação é um piso salarial digno e uma jornada de trabalho não exaustiva; hoje, tem profissionais designados para salvar vidas e cuidar de ser humano com uma remuneração menor que um salário mínimo e, por isso, precisa se submeter a jornadas de trabalho exaustivas para ter um salário digno”, frisa.
Abel da Silva salienta que esse é um dos piores momentos da pandemia para os profissionais. “Todos estão exaustos pelo esforço feito, com muitas horas de trabalho e dedicação. Vendo o sofrimento da categoria, pedimos ajuda a todos para entrar no site do Senado e votar sim para PL 2564; e pedimos aos políticos para levantarem a bandeira da enfermagem”, salienta.
A mobilização está contando com o apoio dos sindicatos, conselhos de classe de enfermagem e alguns políticos. “Pedimos o apoio de toda população e meios de comunicação para a divulgação do PL 2564”, frisa Abel da Silva.