Projeto de trafegabilidade do Governo do Estado deve pavimentar mais de 45 quilômetros na região

Vitória Holzmann destaca investimentos na área de pavimentação rural

Vitória Holzmann destaca investimentos na área de pavimentação rural

O Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã está recebendo projetos para o programa de trafegabilidade do Governo do Paraná, que vai investir cerca de R$ 13,385 milhões para a pavimentação de 45,5 quilômetros com pedras irregulares em estradas rurais. Nessa primeira etapa, 7 projetos que estão sendo elaborados: Arapuã – 4 km – Arapuã/Bem-te-vi; Ariranha do Ivaí – 2,2 km – Nova Aliança; Faxinal – 8,85 km – Vila Imperatriz/Gruta Monge João Maria/Cachoeira Chicão (8,2 km) - Resort Rocks Falls (660 metros); Ivaiporã – 7,14 km – Estrada da Vila Rural; Jardim Alegre – 8 km – Palmeirinha/Brasinha/Jardim Florestal; Lunardelli – 3,6 km – Estrada do Guaretá; e Rosário do Ivaí – 9 km – Sede/Campineira.

A chefe da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann, comenta que alguns municípios já entregaram os projetos e outros estão finalizando. “Assim que os municípios derem entrada, as propostas serão encaminhadas a Curitiba, onde serão avaliadas e depois liberados os processos licitatórios”, comenta.

Vitória Holzmann salienta que os projetos estão sendo feitos pelos técnicos das prefeituras e do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná, que têm demonstrado capacidade para isso, e que estes são recursos importantes para garantir a mobilidade, principalmente aos moradores das áreas rurais, que precisam de estradas em condições para escoar sua produção.

Além desse projeto de pavimentação com pedras irregulares, o Governo do Estado também tem apoiado as prefeituras da região com os projetos da Patrulha Rural e recursos para a aquisição de óleo diesel para ser utilizado por maquinários do próprio município, na adequação e cascalhamento de estradas rurais.