Minha opinião

Chegando com muito prazer a este espaço, que me foi oferecido pelo amigo de tanto tempo, Miguel Amaral. Mesmo longe da minha terra, desde 1982 (atualmente na rádio Eldorado de Criciúma, onde resido desde 1984), este meu compromisso me faz ficar mais próximo dos meus conterrâneos. Agradeço pelo convite, pois Ivaiporã e o Vale do Ivaí jamais saíram da minha memória. Tenho a honra de ser Cidadão Honorário de Ivaiporã, onde tudo começou e, em Criciúma, onde sigo com minha história.

CAMPEÕES

Dos clubes campeões nos principais campeonatos estaduais do Brasil, dou um destaque especial ao São Paulo, não porque tenha sido algo inesperado. Pelo contrário. O tricolor do Morumbi fez por merecer a conquista. Mas o que ressalto é a mudança de comportamento do time, após a troca do comando técnico, e o trabalho de Muricy Ramalho, que foi importantíssimo para mexer com o astral do elenco, passando confiança, especialmente no trato com os jogadores, principalmente, no vestiário e bastidores.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Semana de largada do campeonato brasileiro. Façam suas apostas. Quem será o grande campeão? Eu entendo que o Flamengo é o favorito. No entanto, o Grêmio virá forte. Mesmo caso do Atlético Mineiro. Mais ou menos no mesmo patamar, deve ser com o Palmeiras e São Paulo. Mais abaixo, o Internacional. Fora isso, sinceramente, não vejo possibilidades para qualquer outro.

PARANAENSES

Torço muito pelo sucesso de todos os paranaenses no campeonato brasileiro. Na série A, espero, no máximo, uma campanha intermediária do Atlético. Na torcida para que fique sempre distante da zona perigosa. Na série B, maiores chances para o Coritiba, pela sua tradição de ir e vir, entre as duas principais séries do Brasileirão. Mas tem que melhorar. Em relação ao Londrina (meu time no Paraná), tem que melhorar bastante, para pensar em algo melhor, pois esta série B será extremamente difícil.

SAUDADES

Dos grandes tempos do esporte amador de Ivaiporã, do meu tempo de início no rádio, no final da década de 70, dos anos 80, com tanta gente boa. Ivaiporã foi um celeiro de craques em todas as modalidades. Hoje, presto minha homenagem a um dos grandes nome do esporte ivaiporãense, que nos deixou esta semana, nosso grande Juarez, Juareizão, o Xirú, que conheci como professor de judô, e que sempre esteve presente no esporte da cidade. Descanse em paz, meu querido!