Turvo completa 39 anos de emancipação política

Prefeito Jerônimo do Rosário está em seu segundo mandato

Prefeito Jerônimo do Rosário está em seu segundo mandato

Nessa quarta-feira, dia 12 de maio, o município de Turvo completa 39 anos de emancipação política. Criado pela lei estadual 7576/82, ele foi instalado oficialmente no dia 1 de fevereiro de 1983, desmembrando-se de Guarapuava, e tem uma das maiores reservas nativas de pinheiros do Paraná.

Cercada por densas e extensas florestas de araucária, com rica cultura dos povos indígenas, quilombolas, tropeiros e imigrantes europeus, a cidade de Turvo tem uma natureza exuberante e o nome vem do rio de águas escuras que corta a cidade, o Rio Turvo.

Situada na região Centro Sul do Paraná, a população estimada é de 13.340 habitantes, de acordo com o IBGE, com mais de 60% dos moradores residindo na zona rural. Tal fato contribui para que a economia do município seja pautada na agricultura, com plantações de milho e soja, além da pecuária de corte e leiteira. Nesse sentido, destaca-se ainda a extração de erva-mate, indústria madeireira e o turismo.

O município faz limites com as cidades de Cândido de Abreu, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Campina do Simão e na divisa com os municípios de Guarapuava e Prudentópolis está localizado o Salto São Francisco, maior queda d'água da região sul do Brasil.

Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, que está em seu segundo mandato, e um dos projetos que deve contribuir com o desenvolvimento da cidade é a duplicação da rodovia PR-466 até o município de Guarapuava, que deve contribuir para que o município tenha uma ligação mais fácil com o centro sul do Paraná.