Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos revelam a sensibilidade de quem os utiliza, traduzindo particularidades estilísticas do emissor da linguagem.

As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de modo original e criativo, exploram o sentido não literal das palavras, realçam sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo, organizam orações, afastando-a, de algum modo, de uma estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos. São classificadas em figuras de som, figuras de construção e figuras de palavras ou semânticas.

GATO = substantivo masculino. Mamífero carnívoro doméstico da família dos Felídeos (Felis silvestres catus).

O presente aspecto está condicionado à noção de significado, um dos elementos dos quais o signo linguístico se constitui. PLANO DO CONTEÚDO

A outra é representada por uma imagem gráfica, a qual se materializa por meio dos fonemas e, consequentemente, das sílabas, até formar a palavra na íntegra.

Temos, assim, uma imagem sensorial que, uma vez foneticamente representada, seria assim expressa:

/g/a/t/o = imagem sensorial, ora representada por meio de letras. Atribuímos a tal manifestação o conceito de significante, o outro elemento que integra o signo linguístico. PLANO DA FORMA

Denotação

Ocorre denotação quando a palavra é empregada em sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.

Já é a quinta vez que perco as chaves do meu armário

Aquela sobremesa estava muito azeda, não gostei.

Conotação

Ocorre a conotação quando a palavra é empregada em sentido figurado, associativo, possibilitando várias interpretações. Ou seja, o sentido conotativo tem a propriedade de atribuir às palavras significados diferentes de seu sentido original.

A chave da questão é você ser feliz, independente do momento

Margarida é uma mulher azeda, está sempre de péssimo humor.

Podemos perceber que as palavras chave e azeda ganham novos sentidos além dos quais encontramos nos dicionários. O sentido das palavras está de acordo com a ideia que o emissor quis transmitir. Sendo assim, a conotação é um recurso que consiste em atribuir novos significados ao sentido denotativo da palavra.