Militares iniciam atividade no Colégio Anita Garibaldi

Diretores conhecem estrutura do Colégio Anita Garibaldi

Diretores conhecem estrutura do Colégio Anita Garibaldi

Na semana passada, teve início o compartilhamento da gestão escolar no Colégio Estadual Cívico Militar Anita Garibaldi de Jardim Alegre, primeira instituição de ensino da área do Núcleo Regional de Ivaiporã que adotou o sistema cívico militar. Os três militares que farão parte da gestão escolar compartilhada foram apresentados à diretora geral da escola, Maristela Scaramal Scolari, e à diretora auxiliar, Rosa Maria de Oliveira. O policial militar da reserva sargento Gesiel foi escolhido como o diretor militar e os policiais militares da reserva Jackson Martins e Nilson Bonfim serão os monitores militares.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, Valber Clarimundo, e a professora Rosemeire Fernanda acompanharam a apresentação dos gestores militares na escola. O chefe do NRE destaca a importância desse momento para o NRE de Ivaiporã e, principalmente, por ser o único colégio cívico militar de sua área de jurisdição. “Desejamos que esse trabalho seja realizado com excelência e seja o melhor do Paraná e, por isso, conto com o apoio dos militares para trabalhar em conjunto com a gestão civil”, destaca.

Nesse momento que as aulas estão ocorrendo de forma remota, os monitores militares irão iniciar as ações com uma busca ativa dos alunos que não estão participando das aulas online, acessando o Classroom ou não indo buscar o material impresso. A ideia é que eles conversem com os pais e responsáveis dos alunos e verifiquem as dificuldades ou motivo pelos quais os alunos não estão assistindo às aulas. “Todos os diretores e auxiliares militares têm um longo trabalho prestado à educação da região, tanto na docência como na Patrulha Escolar, e estão totalmente inseridos no contexto escolar. O diretor militar, sargento Gesiel, lecionava até algumas semanas atrás e os cabos Jackson e Bonfim durante muito tempo foram responsáveis pela Patrulha Escolar”, cita o chefe do NRE.

Divisão de tarefas

Uma das características do colégio cívico-militar é a gestão compartilhada. A parte pedagógica ficará sob a responsabilidade dos diretores civis e a gestão militar cuidará diretamente das questões disciplinares e das situações administrativas, entre elas a gestão do patrimônio. No entanto, as decisões a serem tomadas precisam ser decididas de forma conjunta para que a escola possa funcionar com sucesso.

Outra mudança importante é o horário de funcionamento da escola. Enquanto nas escolas regulares, os alunos contam com cinco aulas diárias, o Colégio Cívico Militar Anita Garibaldi terá seis aulas diárias, iniciando às 7h00 da manhã, com a chamada formatura militar, e vai até as 12h00. No período da tarde, as aulas iniciam às 13h00 e seguem até as 18h00. Os alunos também terão disciplina de cidadania e civismo, que será exclusiva dos colégios cívico-militares.