Alunos do IFPR de Pitanga recebem medalhas da OMIF

Alunos e professores posam com premiação da Omif

Alunos e professores posam com premiação da Omif

Na manhã da segunda-feira, 19 de abril, o campus do Instituto Federal do Paraná de Pitanga (IFPR) realizou a premiação dos três alunos da instituição que participaram da primeira fase da Olimpíada de Matemática do Instituto Federal (OMIF), realizada no ano passado. Os premiados foram Fábio Manoel Pittner, que recebeu medalha de prata; Adriani Delfino, medalha de bronze e Carlos Eduardo Schafer Zinke, menção honrosa. A entrega das medalhas foi realizada pelo diretor do campus, Márcio Gonçalves dos Santos, e demais professores.

Essa é a terceira edição da Olimpíada, que surgiu em 2018. Em 2020, a OMIF precisou ser adaptada por conta do cenário de pandemia de Covid-19. A olimpíada ocorreu de forma remota, mas carregou características do projeto inicial e ajustes ocorreram no regulamento e no calendário das atividades. A OMIF 2020 ocorreu com as duas fases costumeiras, porém, apenas na 1ª fase ocorreu uma prova online. A 2ª fase foi um evento online com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, por meio de ferramentas de comunicação, como o Youtube e o Meet.

O professor Josias Reis Lima ressalta que, inicialmente, o evento seria aplicado no campus e os alunos selecionados para a segunda fase iriam se reunir com estudantes de todo o Brasil, no campus do Instituto Federal no Mato Grosso, mas por conta da pandemia, o evento precisou ser adaptado, sendo que a primeira fase ocorreu no dia 25 de outubro e a segunda fase foi realizada com outras atividades.