Pitanga inicia vacinação contra a gripe

Jéssica Patrícia (dir.) acompanha secretário de Saúde Beto Preto e a chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch

Jéssica Patrícia (dir.) acompanha secretário de Saúde Beto Preto e a chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga iniciou, na semana passada, a campanha de vacinação contra a gripe. A secretária municipal de Saúde, Jéssica Patrícia de Oliveira, informa que, nessa primeira etapa da campanha, o público prioritário são os trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas e crianças com idade de 6 meses a 5 anos. A imunização está ocorrendo nas unidades de saúde, mas ela acredita que o primeiro lote de vacina entregue será insuficiente para atender a todas as pessoas dessa primeira etapa.

Ela ressalta que todas as pessoas que têm direito à vacina contra a gripe devem se vacinar, pois essa é uma doença que continua circulando no país e pode levar à hospitalização e até mesmo a óbito. “As pessoas devem continuar se vacinando contra a gripe, para evitar mais hospitalizações; com o agravamento da pandemia da Covid-19, grande parte dos leitos hospitalares está ocupada e, por isso, é preciso evitar que pessoas sejam hospitalizadas por doenças que podem ser prevenidas com a vacina”, salienta.

Jéssica Patrícia alerta, no entanto, que as pessoas precisam respeitar o prazo de carência entre a vacina da gripe e da Covid-19. Caso a pessoa tome a Coronavac contra a Covid-19, ela deve esperar 15 dias da segunda dose para tomar a vacina contra a gripe. Quem tomar a vacina da Astrazenica deve esperar 15 dias da primeira dose para tomar a vacina contra influenza.