Secretário fala dos avanços da saúde em Faxinal

Secretário de Saúde destaca avanços na gestão da saúde em Faxinal

Secretário de Saúde destaca avanços na gestão da saúde em Faxinal

O secretário de Saúde de Faxinal, Fernando Decarle Campos, avalia como positiva, até o momento, a vacinação contra a Covid-19 no município. Ele ressalta que a população tem aderido bem à campanha, que vem atingindo as expectativas da Secretaria de Saúde. Na semana passada, foi realizada a vacinação da população com idade acima de 65 anos e a expectativa para essa semana é pela liberação de um novo lote de vacinas para ampliar o público a ser vacinado.

Todas as vacinas estão sendo feitas no posto de saúde central, à exceção das pessoas acamadas, que estão recebendo as doses em suas residências. “Eu vejo que, no momento, a única esperança que temos para superar a crise causada pela pandemia é com a vacina”, salienta.

O ex-vereador foi indicado ao cargo no dia 2 de abril do ano passado, duas semanas depois da confirmação da pandemia da Covid-19 no Paraná. Ele ressalta que Faxinal foi um dos primeiros municípios da região Vale do Ivaí a adotar protocolos para o controle da doença, como a realização de coletas e montagem de uma unidade de atendimento exclusiva para a Covid-19.

Ele informa que quando Curitiba tinha apenas 19 casos confirmados, Faxinal teve o primeiro caso. “Ninguém estava preparado para essa pandemia, muito menos uma cidade pequena como a nossa e tivemos que ser os primeiros em muitas situações”, informa Fernando Campos.

Segundo ele, a pandemia teve altos e baixos. Setembro do ano passado foi um mês difícil com muitos casos, depois houve um período de calmaria, mas em janeiro desse ano a pandemia voltou forte, com um grande número de óbitos. “Durante todo o ano passado foram registrados 10 óbitos no município, mas só em janeiro de 2021 foram 11 mortes e, além disso, com a ocupação de leitos no Paraná, tivemos dificuldade de regulação dos pacientes”, ressalta.

Avanços

Mesmo com a pandemia, o secretário municipal de saúde comemora avanços no setor, como a contratação de três médicos especialistas: um neurocirurgião, uma ginecologista e uma cardiologista; e busca mais profissionais especializados para ampliar o atendimento das especialidades em Faxinal. O município também tem um projeto junto ao Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí) de instalar uma unidade de atendimento em Faxinal e facilitar o acesso aos municípios da região, como Borrazópolis e Grandes Rios. “Com a abertura do nosso hospital municipal, poderemos ter um grande número de cirurgias e quem sabe até mesmo ser referência para os municípios vizinhos”, salienta Fernando Decarle Campos.

Ele destaca que depois de 30 anos, o Hospital Municipal de Faxinal passou por uma grande reforma e a expectativa é que nos próximos dias comece a funcionar.