Jovem de Grandes Rios pode ser nova comentarista da Band

Paulo Marcelino e Érica Santiago são recepcionados por Miguel Amaral. Por: Marco Franciscato

Paulo Marcelino e Érica Santiago são recepcionados por Miguel Amaral

Fonte: Marco Franciscato

A professora de Educação Física Érica Cristina Moda Santiago, 27 anos, nascida e criada no distrito Ribeirão Bonito, no município de Grandes Rios, está na lista dos 24 classificados para a próxima fase do Microfone Aberto, reality show do programa Jogo Aberto, da Band, idealizado em parceria com o Kwai, app de criação de compartilhamento de vídeos curtos, que vai escolher o novo comentarista do programa.

Em entrevista ao Paraná Centro, Érica Santiago, que é filha do ex-prefeito de Grandes Rios, Toninho Santiago, e trabalha há quatro anos na Secretaria Municipal de Esportes de Apucarana como professora de natação e hidroginástica, contou que é apaixonada por futebol e pelo Corinthians, fã do programa esportivo da TV Bandeirantes desde 2007 e que foi incentivada pelo namorado Paulo Marcelino a se inscrever no concurso. “Desde quando eu me conheço por gente eu amo futebol, meu pai me fez amar o esporte e ser Corinthiana; conheci ídolos como o Neto em uma goleada do Corinthians contra o São Paulo por 6x1, na campanha do título brasileiro de 2015. Com relação ao reality, quando saiu a divulgação, meu namorado me ligou e disse que era para eu me inscrever porque seria a chance da minha vida”, disse Érica, que quando atleta disputou edições da Copa Paraná Centro de Futsal pelo time de Rio Branco do Ivaí.

Para participar, os candidatos gravaram um vídeo respondendo à pergunta: “Por que eu quero ser o novo comentarista do Jogo Aberto?”. Os concorrentes precisaram mostrar desenvoltura diante das câmeras e provar que entendem de futebol, além de participar de um quis com 40 questões de conhecimentos gerais sobre o esporte. A seleção foi feita pelo próprio time do reality.

O vídeo de Érica foi um dos escolhidos entre 97 mil inscritos e a jovem não escondeu a alegria por ter sido uma das pré-selecionadas. “É uma emoção inexplicável estar vivendo tudo isso e ser uma das três mulheres entre os 24 participantes. Antes, a responsabilidade não era tão grande, agora o desafio é bem maior, amigos estão me mandando mensagens parabenizando e torcendo por mim”, comemorou a professora, que também é árbitra da Federação Paranaense de Futsal.

Na fase seguinte, que se iniciou na terça-feira, 13 de abril, os aspirantes a comentarista deverão cumprir uma série de desafios, que serão disputados com três candidatos por vez, no app do Kwai. Lá, cada participante terá a chance de demonstrar boa técnica e seus conhecimentos sobre o mundo da bola, além de irreverência e bom humor, características típicas dos usuários na plataforma e do programa.

Vence quem melhor impressionar o elenco e a produção do programa. O público também poderá votar em seus candidatos preferidos pelo site. As disputas e eliminações vão ocorrer às terças e sextas-feiras, e a previsão é de que Érica Santiago, que está no confronto 8, onde vai enfrentar Jesus Leonardo, de Salvador e Tutti Batista, de Osasco, se apresente no dia 13 de maio, buscando uma vaga entre os três finalistas do concurso.

O anúncio do novo comentarista esportivo da Band vai ocorrer no dia 22 de junho, com a escolha sendo feita pelo público.

A professora, que pretende se especializar em comunicação, afirmou que a equipe do Jogo Aberto é uma referência para ela. “O programa faz parte da minha vida, eu só ia para a escola depois que terminava de assistir o Jogo Aberto. Falavam que eu era a Renata Fan de Ribeirão Bonito e isso sempre foi motivo de orgulho, porque ela veio para revolucionar o futebol na TV e representa o que as mulheres que gostam de futebol sentem. As mulheres estão mostrando seu valor na sociedade e, principalmente, quando o assunto é futebol”, frisou Érica Santiago.

A representante do Vale do Ivaí no concurso da Band salientou que está realizando um sonho e que a bancada do Jogo Aberto pode esperar caso ela seja a escolhida. “Quero estar entre os três finalistas, mas independente do resultado final estou feliz e grata a Deus por levar o nome do Vale do Ivaí no reality show de um programa de grande audiência, como é o Jogo Aberto. Terei um mês para me preparar e, com muita humildade e pés no chão, seguir nessa caminhada sem nunca esquecer da minha origem. Vou fazer o que amo e divertir o público”, encerrou a jovem, pedindo o apoio nas redes sociais e voto do público na reta final do evento.