Roda de Viola de Ivaiporã comemora 4 anos de existência

Rosângela Tavares é produtora da Roda de Viola de Ivaiporã

Rosângela Tavares é produtora da Roda de Viola de Ivaiporã

Na terça-feira, dia 6 de abril, a Roda de Viola de Ivaiporã, organizada pela produtora Rosângela Tavares, comemorou 4 anos de existência. Ela conta que teve a ideia quando começou a cantar em bares e lanchonetes e fazer eventos beneficentes para atender as entidades. “Eu já era da música e, quando comecei a cantar, percebi que era preciso fazer algo para apoiar a participação de outros cantores e artistas e promover algo diferente, como se fosse uma competição e comecei a correr atrás disso”, cita.

A primeira roda de viola ocorreu em uma lanchonete na Vila Rural Ivainópolis e foi um sucesso. Após isso, ela começou a realizar outros eventos, sempre com a participação de 15 a 20 músicos. “Mas não tinha muito dinheiro, então procurei patrocinadores e pessoas para apoiar a Roda de Viola, inclusive, na época, tivemos o apoio do ex-prefeito Miguel Amaral, que sempre me ajudou”, ressalta.

A última roda de viola realizada pela produtora Rosângela Tavares ocorreu no final de fevereiro de 2020, 15 dias antes da declaração da pandemia da Covid-19, no distrito de Alto Porã, que contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. No entanto, depois disso, todos eventos foram suspensos em função da pandemia. “Está sendo um período muito difícil, pois a grande maioria dos artistas não vive apenas da música, mas era uma renda importante. Esperamos que isso passe logo para voltarmos a fazer os eventos”, disse Rosângela Tavares.

Ela lembra que a Roda de Viola já ocorria há muitos anos e foi idealizada, na época, pelos locutores da Rádio Ubá AM, Josias Vítor, Periquito e J. Neto. No entanto, a ideia ficou paralisada um tempo, até que ela retomasse. “Mas, na verdade, quando comecei a Roda de Viola, eu não sabia que já tinha ocorrido algo semelhante em Ivaiporã, mas tenho muito orgulho de ter resgatado essas apresentações da nossa cultura”, cita.