Faxinal investe no turismo ecológico

Um dos maiores parques infantis do Paraná está instalado na praça pública de Faxinal

Um dos maiores parques infantis do Paraná está instalado na praça pública de Faxinal

Faxinal aposta na natureza e em suas belezas naturais para impulsionar o turismo e atrair visitantes. Com uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, com economia baseada na agricultura, é considerada uma cidade pequena, mas grande quando o assunto é beleza natural.

Um dos principais pontos que vai virar referência é a orla do Lago Saracura, que está tomando forma depois de alguns meses parada, pois a empresa ganhadora da licitação não cumpriu com as obrigações contratuais e teve quebra de contrato finalizada pelo município. Outra empresa ganhadora da nova licitação está terminando a obra. Além desses contratempos, veio a pandemia da Covid-19, que deixou a obra parada pela falta de alguns produtos para a execução.

Segundo o prefeito Ylson Álvaro Cantagallo, se não fossem esses contratempos com a empresa ganhadora da licitação, que não cumpriu com os compromissos assumidos da obra, a revitalização do lago já teria sido entregue à população.

“Tivemos contratempos, empresa que não cumpriu os trâmites contratuais, burocracia para poder anular o contrato, licitar outra empresa, fazer a papelada tudo de novo e assim por diante. Mas o resultado está sendo visível”, comentou o prefeito.

Gallo também salientou que além do Lago Saracura, que vai ser o cartão postal da cidade, outros empreendimentos estão sendo construídos no município, como, o super resort “The Rock´s Fall Eco Resort”, iniciativa do empresário Alberto Henrique de Souza.

“Várias famílias na zona rural estão com empreendimentos voltados ao turismo no município, por isso, a prefeitura tem dado todo o suporte para que elas melhorem ainda mais sua renda familiar. A Secretaria Municipal de Turismo está trabalhando para isso”, disse o prefeito.

Avenida Brasil é revitalizada

Avenida Brasil é revitalizada

Para atrair visitantes, o município vem melhorando sua infraestrutura desde 2017 e já revitalizou a praça principal; construiu um dos maiores parques infantis do Vale do Ivaí, considerado o terceiro maior parque infantil do Paraná; revitalizou a Av. Brasil e construiu uma fonte iluminada. Outro investimento no setor de turismo são os mais de 9 quilômetros de estrada rural, que receberão pedras irregulares até pontos turísticos, como cachoeiras Chicão I e II e Bufadeira da Fonte.

Lago Saracura é revitalizado pela prefeitura

Lago Saracura é revitalizado pela prefeitura

No município, os visitantes podem escolher vários pontos turísticos com cascatas e as mais de 108 cachoeiras com mais de cinco metros de altura, além dos hotéis fazenda e propriedades rurais que oferecem vários atrativos, entre eles restaurante com comida caseira, café da manhã, camping, chalés, tirolesa e rapel.

Estes empreendimentos já atendem os turistas: Hotel Fazenda Luar de Agosto, Camping Sítio Santo Antônio, Balneário Raio de Sol, Estância Império Pura Pedra e Recanto das Palmeiras e outros atrativos naturais.