Cadeia de Ivaiporã tem surto de Covid-19

Um surto de Covid-19 na cadeia pública de Ivaiporã fez com que o município tivesse recorde de casos diários. Nessa sexta-feira, dia 2 de abril, o Departamento Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica confirmaram 70 casos, sendo 69 pelo Lacen. Desse total, 63 casos são de triagem realizada na cadeia pública de Ivaiporã. Segundo a nota divulgada pela prefeitura, no dia 25 de março, alguns presos apresentaram sintomas gripais. Conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde, os casos suspeitos passaram por triagem e foram confirmados 4 casos. Em seguida, foram isolados e medicados – seguindo o Protocolo de Atendimento ao Enfrentamento do Covid-19 da Prefeitura de Ivaiporã.

Após constatação dos 4 positivos, foi feita a triagem dos demais encarcerados, equipes da 54ª Delegacia de Polícia Civil e agentes do Depen (Departamento Penitenciário). Por isso, foram coletadas mais 80 amostras de PCR, no dia 30 março, e outras 36 coletas no dia 31, pelas equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Luiz.

A Prefeitura informa que foram mobilizados os meios necessários para atender, tratar e isolar os presos positivados. Além disso, foram fornecidas máscara N95 e monitorados os infectados.

Com esse total dessa sexta-feira, dia 2 de abril, o número de casos em Ivaiporã chega a 2.321. Houve um recorde de casos ativos na cidade, com 282 pessoas com diagnóstico positivo, sendo que 15 estão internados, quatro a menos do que ontem, dia 1 de abril. 1993 pessoas estão recuperadas e 46 óbitos já foram registrados em função da Covid-19. 83 pacientes ainda aguardam resultados de exames, sendo que uma pessoa está internada com a suspeita da doença e dois óbitos ainda estão em investigação.