Pároco de Pitanga escreve livro para que pessoas entendam melhor a bíblia

Livro esclarece dúvidas sobre a bíblia

Livro esclarece dúvidas sobre a bíblia

O pároco da Igreja Matriz Sant’Ana de Pitanga, Gilson José Dembinski, está lançando o livro: “O Que eu Preciso Saber Sobre a Bíblia”, impresso pela MR Gráfica & Editora. O livro está à disposição na secretaria da paróquia ou pelos fones (42) 3646-1242 ou (44) 997540298.

Em entrevista ao jornal Paraná Centro, padre Gilson comenta que o livro busca esclarecer algumas dúvidas relativas à compreensão de questões básicas, como ela foi escrita, como chegou até a nossa língua, em que idioma original foi escrita e todo o processo histórico para que chegasse até os dias de hoje. “O livro também tem preocupação de mostrar algumas regras para serem entendidas, já que esse livro não foi escrito por um único autor, na verdade, foram várias pessoas envolvidas em escrever, em diferentes épocas, culturas e costumes, em um mundo diferente do nosso e que foi unido em um único livro que conhecemos como bíblia”, frisa o padre.

Ele destaca que esse é seu primeiro livro em que foi necessária a realização de uma pesquisa. “Já havia escrito outros livros de oração, mas esse é o primeiro que demandou uma investigação e foi escrito em sintonia com as principais pesquisas que estão ocorrendo, especialmente nas universidades de teologia do mundo”, frisa. No entanto, padre Gilson Dembinski comenta que para ler a bíblia não precisa de um grande conhecimento acadêmico e que pessoas com dificuldade de leitura podem sim entender a mensagem de vida, que é o mais importante nesse tipo de leitura. “Ao mesmo tempo em que esse livro demandou pesquisas, quero deixar claro que a mensagem de vida não requer estudo acadêmico para ser compreendida, mas sim fé e humildade”, reforça o autor.

Parte do lucro que for arrecadado com o livro será destinada ao projeto Caminhos de Oração, que está sendo desenvolvido pela Casa São José.

Gilson Dembinski já prepara outro tema que pode se tornar um livro no futuro. Ele fala que está estudando sobre o perdão. Um sentimento complexo e que, hoje, precisa ser abordado de várias maneiras e aspectos, como o perdão a Deus, perdão ao próximo e o perdão a si mesmo. “Vejo muita gente sofrendo com isso; é um tema muito complexo e tenho a intenção de escrever algo sobre ele”, ressalta o pároco.