Academia de Ivaiporã consegue liminar para voltar funcionar

Evandro Eleotério

Evandro Eleotério

O Poder Judiciário da Comarca de Ivaiporã concedeu um Mandado de Segurança autorizando o funcionamento da Academia Wellness, em meio à pandemia de Covid-19, a partir desta segunda-feira, 29 de março. Em Ivaiporã, as academias estão sem funcionar desde o dia 17 de março, conforme Decreto 13.667, com validade até 31 de março.

O proprietário Evandro Peixoto Eleotério, por meio de um vídeo nas redes sociais, comemorou a decisão favorável que garante a abertura da academia e lembrou que o decreto municipal contraria o decreto federal nº 10.344, publicado em 11 de maio de 2020, que enquadra as empresas prestadoras de serviços de promoção da saúde como essenciais pelo impacto positivo do exercício físico na saúde da população, logo sobre o sistema imunológico, vindo a fortalecer o organismo no enfrentamento da Covid-19.

Evandro Eleotério destacou a importância de preservar vidas e dos cuidados com a Covid-19 por meio das medidas de segurança como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, mas ressaltou que é fundamental preservar a saúde mental e fisiológica do indivíduo, seja por meio da atividade física ou do trabalho. “O fechamento do nosso setor não teve cunho científico ou técnico algum, por isso, decidi entrar com a ação de mandado de segurança para garantir nossos direitos de trabalhar com segurança”, argumentou.

O educador físico esclareceu que buscou o apoio dos gestores de outras academias para que a justiça liberasse o funcionamento dos estabelecimentos, no entanto, os demais gestores optaram por não aderir à ação.