Chamada pública é aberta para produtores interessados no plantio de frutas

Mudas distribuídas em 2019 já começam a produzir nas propriedades rurais. Por: Arquivo

Mudas distribuídas em 2019 já começam a produzir nas propriedades rurais

Fonte: Arquivo

Os pequenos produtores que têm interesse em ampliar ou iniciar a produção de frutas no município de Lidianópolis podem se inscrever, até o dia 26 de março, para aderir ao Promifruca (Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura e Cafeicultura) de Lidianópolis, desenvolvido pela prefeitura.

Segundo o prefeito Adauto Mandu, a chamada pública possibilita que os agricultores façam seu cadastro, que deve ser aprovado, e depois de cumprir os critérios previstos no programa, recebam a visita de um técnico do município, que faz a avaliação da propriedade e indica a melhor opção para cultivo. O programa é voltado a pequenos produtores que conseguem comprovar essa condição com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

A Prefeitura de Lidianópolis está focando a distribuição de mudas para três tipos de frutas: abacate, goiaba e maracujá, que são as que melhor se adaptaram ao clima do município. “Às vezes, o produtor que plantar determinado tipo de fruta, mas sua propriedade não está adaptada para ela, mas pode se adaptar a outra e, por isso, a orientação é fundamental para se ter sucesso com a fruticultura”, comenta o prefeito.

Nos próximos dias, a prefeitura deve fazer a distribuição de aproximadamente 4 mil mudas de goiaba e abacate, atendendo cerca de 100 produtores do município. A prefeitura vai construir um novo viveiro para a produção de maracujá, com recursos próprios, para ampliar a produção dessas mudas, que atualmente é realizada em um viveiro na Vila Rural I.