Paraná Centro entrevistou os dois primeiros prefeitos de Arapuã e Ariranha do Ivaí

Paraná Centro 30 anos

Imagem da notícia.

Na edição de 2 a 10 de janeiro de 1997, o jornal Paraná Centro, que acompanha e registra a história da região central do estado, há quase 30 anos, publicou a entrevista dos dois primeiros prefeitos dos recém-criados municípios de Ariranha do Ivaí e de Arapuã (PR).

No dia 1 de janeiro de 1997, tomavam posse em Ariranha do Ivaí o prefeito José Alves Rodrigues, mais conhecido por Zé Mineiro, cartorário do município, e o vice-prefeito Roberto Miguel Guedert, o Betão, agricultor. O prefeito Zé Mineiro, desde dezembro de 2019 reside em Osasco-SP. A história fez de Betão o segundo prefeito, que morreu em acidente de carro, o que fez com o que o vice-prefeito do segundo mandato, Silvio Gabriel Petrassi, concluísse a gestão.

O prefeito eleito para o primeiro mandato em Arapuã, Hélio Matias, assumia também no dia 1 de janeiro de 1997, acompanhado do vice-prefeito, que antes foi vereador por Ivaiporã, José Pereira da Silva, o popular Zé Tarugueiro. No mês de abril do mesmo ano, o então prefeito Hélio Matias foi executado por pistoleiros em frente a uma concessionária de carros em Arapongas. As suspeitas recaíram sobre o vice-prefeito, mas Zé Tarugueiro conseguiu cumprir o restante do mandato. Enfim, a história dos dois municípios desmembrados de Ivaiporã teve duas tragédias no primeiro e segundo mandatos. Tudo devidamente registrado e preservado pelo Paraná Centro.

O nosso veículo de comunicação, que completa 30 anos de circulação no dia 6 de janeiro de 2022, atualmente circula impresso em 20 municípios da região central do estado, onde vivem cerca de 200 mil pessoas, e tem, em suas redes sociais, em média, cerca de 370 mil visualizações por mês.

Todo esse portfólio de serviços prestados pelo semanário, ao longo dos seus quase 30 anos de circulação, estão arquivados em exemplares impressos encadernados anualmente e, de uns anos para cá, arquivados digitalmente. Isso garante a preservação dos fatos históricos e vai ser tema de muitas discussões importantes da sociedade. Uma missão que cumprimos com prazer.