Pitanga faz campanha para recebimento de lixo eletrônico

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pitanga, em parceria com a ONG E-letro de Londrina, realiza a 12ª edição da Coleta de Lixo Eletrônico. Entre os dias 22 e 26 de março, a população de Pitanga pode procurar a secretaria para dar destinação correta a uma série de materiais, considerados lixos eletrônicos, como aparelhos de fax, dvd, som, televisores, peças e componentes de computador, monitores, celular, carregadores, cd-rom, pendrives, chapinhas, memórias, entre outros.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Jaskiw, ressalta que essa iniciativa da Prefeitura de Pitanga tem como principal objetivo ajudar a população a fazer a destinação correta da chamada logística reversa, em que a empresa que fabricou o produto precisa dar a correta destinação final. “Essa é uma demanda de todos os municípios e nós realizamos a parceria com a E-letro, que faz a destinação correta de todo esse material”, ressalta o secretário.

Ele informa que a Secretaria de Meio Ambiente não pode armazenar esse material, mas que está realizando a campanha justamente para ajudar a população na destinação correta. A opção por fazer a coleta durante uma semana é para facilitar, pois assim a população que pode optar pelo melhor dia e horário para fazer a entrega dos produtos. Além do ponto fixo de recebimento, na Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Avenida Universitária, próximo a Concrepin, a secretaria fará um ponto de divulgação da campanha na área central. “Já realizamos visita à ONG e vimos que ela tem todas as licenças para fazer a destinação correta, além das autorizações do Instituto Água e Terra (IAT) para funcionar”, ressalta Cristiano Jaskiw.

O IAT também apoia a iniciativa da Prefeitura de Pitanga e cedeu mudas de árvores nativas, que serão distribuídas às pessoas que entregarem materiais na campanha.