Faxinal trabalha na organização da cooperativa de reciclagem

Recicladores debatem início do trabalho em Faxinal

Recicladores debatem início do trabalho em Faxinal

Integrantes da cooperativa que irá executar o trabalho de coleta seletiva no município de Faxinal participaram, na semana passada, de uma reunião na prefeitura, com a secretária municipal de Meio Ambiente, Letícia Gabriela Zakaluka Cantagallo, e com o representante da Casa Civil no Vale do Ivaí, Rafael Cantagallo.

Segundo a secretária, a cooperativa já existe no município desde 2017 e a sua organização está sendo retomada. Um dos objetivos da reunião foi orientar os cooperados para a estruturação e formalização da diretoria. “Também foram discutidos o espírito do cooperativismo e a importância de trabalhar em conjunto, já que eles sempre atuaram de forma individual no aterro, além dos esclarecimentos pertinentes à parte documental da cooperativa”, ressalta.

A secretária do Meio Ambiente salienta que a coleta seletiva está em sua fase final de organização. A prefeitura terminou a construção do barracão onde será realizada a separação dos resíduos e está em fase final de montagem dos equipamentos que foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, por meio de um convênio com o Instituto Água e Terra (IAT) no valor de R$ 220 mil, compreendendo balanças, elevador, esteira, mesa de triagem, moega, tombador, compactador e vários bags. A prefeitura fez a construção do barracão com recursos próprios, em um investimento na ordem de R$ 190 mil.

“Também estamos trabalhando na capacitação e treinamento dos cooperados e na parte organizacional da cooperativa, que é um pouco mais demorada, mas esperamos que até o mês de abril, a coleta esteja sendo realizada e o trabalho comece a ganhar força em Faxinal”, finaliza Letícia Cantagallo.