Condutores de turismo participam de reunião em Faxinal

Rafael Cantagalo, Eliza Casagrande e Katia de Souza

Rafael Cantagalo, Eliza Casagrande e Katia de Souza

Representantes dos condutores de turismo de Faxinal participaram na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, de uma reunião na Prefeitura de Faxinal, com o chefe do núcleo regional da Casa Civil no Vale do Ivaí, Rafael Cantagalo. Participaram da reunião Eliza Casagrande e Katia Cristina Rodrigues de Souza que, no ano passado, participaram de um curso de formação de condutores de turismo e fazem parte do grupo que presta assistência aos turistas e visitantes do município.

Segundo Eliza Casagrande, a reunião teve como objetivo passar um feedback do trabalho realizado em 2020, apresentando tanto os pontos negativos como positivos e pontuar algumas situações relacionadas ao planejamento das ações para o ano de 2021.

Ela comenta que o curso realizado no ano passado teve a participação de aproximadamente 40 pessoas e o objetivo principal foi capacitar os condutores para acompanhar, orientar e intermediar a visitação do turista com segurança e aproveitar melhor o tempo que ele passa na cidade, onde pode ter mais conhecimento sobre o histórico do local e conhecer os pontos turísticos com mais segurança. Pessoas de outras regiões do Vale do Ivaí também participaram do curso.

Katia Souza ressalta que, durante a reunião, foram demonstradas as atividades realizadas pelos condutores mesmo com a pandemia e para ela é essencial que uma cidade como Faxinal, que tem um enorme potencial de turismo, possa contar com pessoas capacitadas para atender o turista que vem visitar o município. “Esse trabalho, mesmo sendo na maior parte realizada nos finais de semana, gera renda e mantém empregos em diversos setores da economia local”, salienta a condutora de turismo.

Eliza Casagrande frisa que o condutor se tornou um grande mediador, levando informações ao turista, orientando roteiros, participando de eventos e, na parceria com o comércio local, indicando hotéis, restaurantes, entre outros.

Para Katia de Souza, a expectativa é que o ano de 2021 possa aumentar a demanda pelo trabalho do condutor, especialmente no pós-pandemia, em que as pessoas vão querer sair, relaxar, ter mais contato com a natureza e Faxinal tem isso a oferecer. “A prefeitura está ajudando os proprietários com a manutenção das estradas e outras ações que são de suma importância para o desenvolvimento e reconhecimento do turismo local e regional”, finaliza a condutora de turismo Katia de Souza.