Mais de 5,6 mil pessoas já foram vacinadas na regional de Ivaiporã

Quase 5% da população da região já recebeu a primeira dose contra a Covid-19

Quase 5% da população da região já recebeu a primeira dose contra a Covid-19

A 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã divulgou um balanço parcial da vacinação contra a Covid-19. Já foram aplicadas, nos 16 municípios jurisdicionados ao órgão, 5.659 doses, ou seja, praticamente todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde já foram aplicadas. Isso representa um total de 4,44% da população residente na área da regional de saúde.

Das doses aplicadas, 3.666 foram destinadas aos profissionais e trabalhadores em serviços de saúde, público ou particular; 128 doses aos idosos internados em instituições de longa permanência, ou asilos, sendo que desse público, 100% das pessoas que estão nessa condição foram imunizadas; 1.311 para indígenas que vivem nas aldeias de Manoel Ribas e Cândido de Abreu. Todas essas pessoas estavam contempladas nos grupos prioritários da fase 1. Além deles, já foram vacinadas 485 pessoas com idade acima de 90 anos e 69 pessoas com idade de 85 a 89 anos. “A vacinação na área da Regional de Saúde de Ivaiporã sempre foi uma referência para a secretaria de saúde e isso também está ocorrendo com a vacinação contra a Covid-19”, cita a chefe da Regional de Saúde, Eleane Rother.

As segundas doses para a população que já recebeu a primeira estão garantidas. No entanto, ainda não existe uma data para a chegada de novas vacinas. Mas os municípios já estão realizando os levantamentos para ver a quantidade de pessoas nas faixas de 80 a 89 anos, que devem ser o público contemplado nas próximas etapas de vacinação. “Eu avalio que, até o momento, a cobertura vacinal está muito boa e isso está ocorrendo graças ao excelente trabalho das equipes dos municípios e de toda a Regional de Saúde”, comenta a chefe regional.