Colheita da soja deve ser iniciada nos próximos dias

Lavouras devem ser colhidas em poucos dias

Lavouras devem ser colhidas em poucos dias

Os produtores da região de Ivaiporã começam a se preparar para o início da colheita da soja, a partir da próxima semana. Após as constantes chuvas que caíram na segunda quinzena de janeiro, os sojicultores conseguiram aproveitar os dias de sol para fazer os tratos culturais, principalmente, as pulverizações contra as doenças fúngicas. A partir dessa semana, os produtores devem fazer a dessecação das lavouras, que já estão em ponto de maturação, visando acelerar o processo de secagem dos grãos e, assim, iniciar a colheita da soja.

O agrônomo da Coamo de Ivaiporã, Rafael Fernando Viscardi, comenta que os dias nublados e chuvosos foram um cenário propício para a disseminação de algumas doenças, especialmente a ferrugem, que requer muitos cuidados por parte dos produtores; mas nessa safra, outras duas doenças também foram notadas e precisaram de uma atenção especial por parte dos agricultores: a mancha alvo e o mofo branco, que atingiram lavouras em área de maior altitude. No entanto, ele salienta que os dias de sol que se seguiram possibilitaram que os produtores fizessem o controle da doença, que não deve causar danos significativos às lavouras. “Com esses dias de sol, o produtor conseguiu fazer o controle da doença e não deve ter perdas significativas por isso”, avalia.

Ele destaca que a maior parte das lavouras está em fase final de enchimento de grãos e as chuvas do final de semana vão possibilitar que as plantas concluam o processo de produção. Na avaliação do agrônomo, as lavouras estão em boas condições de sanidade e a produtividade deve ficar dentro das estimativas. O pico da colheita da soja em Ivaiporã deve ocorrer a partir do dia 10 de março, mas alguns produtores já devem iniciar as colheitas a partir nos próximos dias, em áreas que foram dessecadas na semana passada.