Abertura do comércio no Carnaval é dúvida entre a população

Comércio varejista ficará fechado em Ivaiporã no dia 16

Comércio varejista ficará fechado em Ivaiporã no dia 16

O governador Ratinho Júnior assinou decreto, na semana passada, suspendendo o ponto facultativo do feriado de Carnaval em todo o Estado. Pela primeira vez, os órgãos do governo do Paraná irão funcionar normalmente na data, quando geralmente havia pelo menos três dias de repartições públicas fechadas. A medida faz parte das ações de combate à Covid-19 para evitar que os servidores estaduais viagem nessa data e aumentar a circulação pelo Paraná.

Algumas prefeituras estão adotando medida semelhante e também terão expediente normal nessa data. É o caso de Pitanga, que irá funcionar nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com experiente regular. Segundo a nota divulgada pela prefeitura, a medida visa desestimular a realização de eventos, viagens e deslocamentos, que poderiam gerar aglomerações e, com isso, aumentar os casos de Covid-19.

O presidente da Acepi (Associação Comercial e Empresarial de Pitanga), Adair Hey, informa que, em reunião com a diretoria da entidade, a sugestão é que o comércio permaneça aberto nos dias em que seria o feriado de carnaval. Ele ressalta que os órgãos públicos ficando abertos, a tendência é que as pessoas que iriam viajar para passar o feriado na praia fiquem em Pitanga e, dessa forma, o comércio local pode se beneficiar com mais recursos circulando na cidade. “Acredito que a medida vai contribuir para evitar uma circulação maior de pessoas e, com o comércio aberto, pode ser uma oportunidade muito interessante para que o comércio faça suas vendas”, ressalta.

Ivaiporã

Em Ivaiporã, a prefeitura emitiu o decreto 13.586, determinando ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), e retorno às atividades na quarta-feira de cinzas (17), após o almoço.

Segundo a presidente da Acisi (Associação Comercial Industrial e Serviços de Ivaiporã), Danúbia Palma Dorta, as lojas que fazem parte do acordo coletivo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ivaiporã e região e que trabalharam em horário estendido durante o período de final do ano devem permanecer fechados no dia 16 de fevereiro. As lojas podem abrir normalmente na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, e na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, em horário normal das 8h00 às 18h00. Já as demais lojas que não estão contempladas no acordo coletivo, como lojas de materiais de construção, autopeças, farmácias e supermercados devem seguir o acordo firmado entre seus respectivos sindicatos.

Quanto ao funcionamento dos bancos, não haverá expediente na segunda e terça-feira, e na quarta, dia 17, terá horário especial, com abertura às 12 e fechamento no horário padrão.

Comentários