Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas

Bruna Almeida detalha como funciona Prêmio Sesc de Literatura. Por: Antonello Nadal

Bruna Almeida detalha como funciona Prêmio Sesc de Literatura

Fonte: Antonello Nadal

O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas desde o dia 25 de janeiro. Trata-se de um dos mais importantes prêmios de literatura do país e consagrado na distinção de escritores inéditos, cujos trabalhos possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.

Obras ainda não publicadas podem ser inscritas por candidatos maiores de 18 anos nas categorias Romance e Conto, sendo que cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser realizadas separadamente.

Os interessados têm até as 18h00 do dia 19 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online pelo site https://www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc.

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela Editora Record, com tiragem inicial de dois mil exemplares. Desde a sua criação em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados.

“A ideia do Prêmio Sesc de Literatura é dar oportunidade para as pessoas que escrevem e tÊm produção literária, mas que não conseguiram espaço nesse ramo”, comentou a técnica de atividades na área de cultura do Sesc Ivaiporã, Bruna Paulovski de Almeida, reforçando que o critério para análise e seleção das obras inscritas é o mérito literário.

As obras inscritas serão analisadas por subcomissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, definidos pelo Sesc, com premiação a uma única obra em cada categoria.

O resultado será divulgado em junho e a cerimônia de premiação está prevista para novembro no Rio de Janeiro. O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos culturais promovidos pelo Sesc. “O escritor vencedor viajará o Brasil divulgando o livro dele com as despesas totalmente custeadas pelo Sesc. Nossa região é expoente em artistas que se destacam como escritores, artistas plásticos e músicos”, acrescentou Bruna Almeida.

No decorrer dos anos, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional após vencer o prêmio, entre eles Marcos Peres, Luisa Geisler, entre outros autores.

Comentários