Umidade pode levar ao desenvolvimento da ferrugem

Edson Oliveira mostra folha que apresenta manchas de fungos

Edson Oliveira mostra folha que apresenta manchas de fungos

A alta umidade, ocasionada pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, pode ocasionar o aparecimento de doenças fúngicas na soja, comprometendo a produtividade. O extensionista da Emater de Ivaiporã, Edson de Oliveira, comenta que até meados do mês de janeiro, a situação do aparecimento de ferrugem na região vinha bem controlada e não havia registros até então. No entanto, o grande volume de chuva e a condição de umidade proporcionam o ambiente ideal para o surgimento e desenvolvimento dessa doença.

Edson Oliveira informa que, na última semana, surgiram focos nas cidades de Manoel Ribas e um pequeno foco em Ivaiporã, mas que não se espalhou. “O que podemos dizer é que a ferrugem chegou a partir da segunda quinzena de janeiro, junto com a frente fria, que trouxe chuva, e esse é um indicativo que a maioria das áreas estava protegida”, salienta.

O extensionista alerta, no entanto, que a possibilidade de abertura de sol nos próximos dias pode ocorrer um clima favorável ao aparecimento de doenças e espalhamento da ferrugem; a recomendação é que os produtores façam aplicação de fungicida. Ele salienta que muitas plantas estão suscetíveis à mancha alvo, que é uma doença fúngica que acomete algumas lavouras de soja e tem aparecido bastante na região. Edson Oliveira diz que essa doença causa uma lesão irregular na folha da soja, que fica necrosada na área do ataque.

Durante esse período chuvoso, o fungo chega à planta e começa um processo de germinação, no entanto, a alta umidade faz com que a planta seja lavada e o fungo não consegue se expandir para outras áreas. “Em função da grande quantidade de chuvas não existe condições ambientais favoráveis para isso”, frisa.

Oliveira ressalta que, a partir de agora, as condições para o desenvolvimento dos fungos são favoráveis e, com isso, a melhor maneira é prevenir com a aplicação de um produto protetor e contar com a eficiência do fungicida. O extensionista rural informa que se a ferrugem entrar no processo de enchimento de grãos e não tiver um processo de manejo ou controle, haverá uma redução na produtividade.

Ele ressalta que se houver um período de tempo firme, que permita que os produtores façam a aplicação de fungicida, não devem ocorrer danos significativos à produção dessas lavouras de verão.

Comentários