Jardim Alegre prepara retorno às aulas

Equipe pedagógica mostra materiais para volta às aulas. Por: Aldinei Andreis

Equipe pedagógica mostra materiais para volta às aulas

Fonte: Aldinei Andreis

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim Alegre está se preparando para o início do ano letivo de 2021. Ainda diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia da Covid-19, o município deve iniciar as atividades com os alunos de forma remota, como terminou o ano passado. A coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Mariele Fernanda de Matos Aguiar, comenta que, no ano passado, as todas as turmas tinham seus grupos de whatsapp e, por essa ferramenta, os professores passavam as orientações por vídeo ou áudio, além das apostilas que eram encaminhadas para os alunos a cada 15 dias. Os pais retiravam o material e traziam os cadernos para a correção das atividades feitas em casa.

O reinício das aulas está planejado para o dia 18 de fevereiro, quando os pais já poderão ir para a escola retirar as atividades dos filhos. No entanto, o calendário letivo já tem início nessa quarta-feira, dia 3 de fevereiro, com a reabertura das escolas municipais para que os pais possam fazer as matrículas. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, os professores participarão de atividades de estudo e planejamento.

Com relação ao retorno das crianças à escola, mesmo que de forma híbrida, ou seja, metade da turma em casa e metade em sala de aula, a Secretaria de Educação de Jardim Alegre está trabalhando para que isso seja possível, no entanto, isso não deve acontecer antes do mês de março e depende, principalmente, da situação da pandemia. “A nossa principal preocupação é com o perigo de contaminação dentro do ambiente escolar e, agora, estamos em um momento complicado, pois em todo o ano de 2020 Jardim Alegre teve 199 casos e, agora, apenas no mês de janeiro, foram quase de 90 casos registrados”, ressalta.

Apesar de ainda não ocorrer o retorno presencial, as escolas estão se preparando para isso, com aquisição, por parte do município, dos dispenseres de álcool gel, sabonete líquido, tapete sanitizante, papel toalha, termômetro e adequando as escolas para receber os alunos.

Uniformes e material pedagógico

A prefeitura também já fez a aquisição de kits escolares, materiais pedagógicos e uniformes dos alunos. Os kits escolares e materiais pedagógicos serão entregues para as escolas a partir dessa quarta-feira e estará disponível para os pais já no início do ano letivo. Os uniformes escolares também já foram adquiridos e serão disponibilizados aos alunos assim que houver o retorno das atividades presenciais. Os kits de uniforme estão compostos por calça, jaqueta, bermuda ou shorts saia, camiseta, tênis e mochila.