Grupo de estudos Formadores em Ação está com inscrições abertas

Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã explica sistemática do Formadores em Ação. Por: Foto Antonello Nadal

Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã explica sistemática do Formadores em Ação

Fonte: Foto Antonello Nadal

Iniciaram no dia 6 de janeiro, as inscrições para professores que desejam participar do grupo de estudos Formadores em Ação como cursistas ou como formadores. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.

A proposta do curso é que professores instrutores acompanhem os cursistas, conduzindo discussões voltadas à prática em sala de aula, aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais. Há vagas abertas para todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular: Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química e Sociologia.

Neste ano, podem participar da formação todos os componentes curriculares, inclusive pedagogos. “É uma grande sacada que a Secretaria de Educação teve ao utilizar o próprio professor da rede para formar os próximos professores, utilizando uma linguagem conhecida por todos. A ideia é que os professores da regional de Ivaiporã formem professores da mesma regional. O professor cursista faz a inscrição, assim como o professor formador, que receberá uma capacitação para orientar a formação”, afirmou o chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Válber Clarimundo.

Para o chefe do NRE, essa formação é muito relevante, especialmente em tempos de aulas virtuais. Serão trabalhados os currículos de cada disciplina. “Essa formação é o pensamento de unidade da Rede Paranaense de Educação, onde eles multiplicam conhecimento, habilidades e aplicam no dia a dia em sala de aula”, explicou Válber Clarimundo, lembrando que professores formadores e cursistas interagem duas vezes por semana via meeting.

Os docentes que pretendem participar como formadores podem se inscrever até 5 de fevereiro por meio de um formulário disponível em https://forms.gle/nrwU7DB2dDo8kPHt5.

Após a inscrição, haverá um processo de seleção, que consiste em uma prova teórica discursiva com quatro questões de conhecimentos específicos sobre a disciplina de escolha. Além disso, o professor precisa enviar um vídeo de apresentação que tenha entre dois e três minutos de duração. O envio do vídeo e a realização da prova acontecem no dia 20 de fevereiro. O professor formador recebe certificação como docente e bolsa-auxílio.

Os professores que desejam participar como cursistas podem se inscrever até 28 de fevereiro por meio de um formulário disponível em https://forms.gle/EQK5xckPMpTs95gG8. Eles podem fazer uso de sua hora-atividade para realização do curso e recebem um certificado de 20 horas após o término de cada jornada.

Comentários