Professores do NRE de Ivaiporã realizam prova do PSS

Candidatos chegam ao colégio Idália Rocha para aplicação da prova. Por: Antonello Nadal

Candidatos chegam ao colégio Idália Rocha para aplicação da prova

Fonte: Antonello Nadal

No domingo, 10 de janeiro, foi realizada nas cidades sedes dos 30 Núcleos Regionais de Educação, a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores temporários para a rede estadual de educação do Paraná.

Segundo a Cebraspe, empresa responsável pela aplicação da prova, em Ivaiporã, 804 candidatos se inscreveram para fazer a prova e foram distribuídos em seis colégios estaduais de Ivaiporã: Barão do Cerro Azul, Bento Mossurunga, Barbosa Ferraz, Antônio Diniz, CEEBJA e Idália Rocha, que foi o colégio com maior número de candidatos.

O coordenador da prova em Ivaiporã, Francisco dos Santos, ressaltou que o andamento das provas foi bem tranquilo, sem tumulto, sem correria e sem aglomeração.

Conforme informações da Secretaria Estadual de Educação (Seed), candidatos que concorreram a vagas de professor temporário da rede estadual neste ano letivo, tiveram 2h30 para concluir a prova, caso tivessem optado por uma disciplina, e 4 horas, se optado por duas.

O teste foi iniciado às 14h15 e mais de 34,3 mil candidatos realizaram a prova em todo o Estado, com abstenção de 12,74%. A secretaria informou ainda que o gabarito preliminar da prova e a folha de respostas digitalizada estão disponíveis no site do Cebraspe.

O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionarem nas unidades do estado em 2021. A ideia é que os classificados estejam em sala de aula já a partir de março, conforme o diretor-geral e secretário interino da Educação e do Esporte, Gláucio Dias.

Medidas sanitárias

Entre as medidas sanitárias adotadas para a realização da prova estava a higienização prévia dos locais de teste e disponibilização de álcool em gel para manuseio de objetos e em locais de circulação.

O uso de máscara foi obrigatório e todos os candidatos e funcionários passaram por verificação de temperatura na entrada. Os candidatos também receberam orientações para o distanciamento social na chegada e as carteiras tiveram espaçamento mínimo de 1,5 metros.

O Cebraspe escalonou a chegada dos candidatos em quatro horários diferentes para diminuir a circulação de pessoas nos locais de aplicação e evitar qualquer tipo de aglomeração.

Temperatura dos participantes foi aferida no portão de entrada. Por: Antonello Nadal

Temperatura dos participantes foi aferida no portão de entrada

Fonte: Antonello Nadal