Posses na região terão limitação de público e transmissão pela internet

Posse em Ivaiporã será transmitida pelas redes sociais da Câmara

Posse em Ivaiporã será transmitida pelas redes sociais da Câmara

Na semana passada, o Governo do Paraná emitiu uma recomendação para que as câmaras de vereadores organizassem as posses dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de forma virtual ou com limitação de público, justamente para evitar aglomerações e como forma de prevenção à Covid-19.

De forma geral, os municípios da região tentarão manter o distanciamento e limitarão o número que cada empossado poderá levar como convidado. Em praticamente todos os municípios, as posses serão transmitidas pelas redes sociais das câmaras de vereadores e pelos perfis dos eleitos.

Em Ivaiporã, a posse ocorrerá na Câmara Municipal, com início previsto para as 10h00 do dia 1 de janeiro. Cada um dos eleitos poderá levar apenas duas pessoas até o plenário do legislativo e, dessa forma, manter o distanciamento e evitar aglomerações.

Em Pitanga, a posse acontecerá às 10h00 do dia 1 de janeiro. No entanto, a solenidade será realizada no Araucária Centro de Eventos e haverá limitação de público. Ainda não estão definidas quantas pessoas poderão assistir à posse, mas só poderão entrar no local as pessoas com convites, que serão distribuídos pelos eleitos.

O único município que resolveu antecipar a solenidade de posse é Lunardelli, onde a solenidade acontecerá na quinta-feira, dia 31 de dezembro, às 19h00. O evento ocorrerá no Centro Social Urbano e cada empossado poderá levar até três convidados. Por enquanto, não há informação se haverá transmissão pela internet.

Em Jardim Alegre, a posse também ocorrerá às 10h00 do dia 1 de janeiro, na Câmara de Vereadores. A presença do público será limitada, mas ainda não estão definidos quantos convidados cada eleito poderá levar. São João do Ivaí também realizará sua posse no dia 1 de janeiro, às 10h00. O evento será transmitido ao vivo pela internet e cada um dos eleitos poderá levar apenas duas pessoas ao plenário da Câmara.

Em Arapuã, a posse está prevista para ocorrer a partir das 9h00 do dia 1 de janeiro, na Câmara de Vereadores; cada eleito poderá levar apenas um acompanhante e a solenidade será transmitida pelo facebook da Câmara. Em Lidianópolis, a restrição é ainda maior, a posse está prevista para as 9h30 do dia 1 de janeiro e somente os eleitos terão acesso ao plenário da Câmara de Vereadores; o evento será transmitido pelas redes sociais para o restante da população. Santa Maria do Oeste também permitirá apenas a presença dos eleitos no plenário do legislativo municipal, com início da solenidade às 9h30.

Em Manoel Ribas, a posse ocorrerá também na Câmara de Vereadores, com início às 9h00 do dia 1 de janeiro e cada eleito poderá levar apenas um acompanhante. E em Palmital, a posse será realizada a partir das 8h00 do dia 1 de janeiro, também com limitação de público; inicialmente, a solenidade está marcada para a Câmara de Vereadores, mas pode ocorrer uma mudança de local. O município de Ariranha do Ivaí deve definir nessa quarta-feira, dia 30 de dezembro, como será a solenidade de posse.

Em todos os eventos, os presentes precisarão fazer uso de álcool gel, distanciamento social e uso de máscaras.