Carla Emerenciano será a primeira prefeita de São João do Ivaí

Carla Emerenciano vence eleição acirrada em São João do Ivaí

Carla Emerenciano vence eleição acirrada em São João do Ivaí

Em uma das eleições mais disputadas da região central, Carla Emerenciano (PSL) venceu o ex-vereador Adeilde Alves, o Grilo (MDB), por 106 votos de diferença. Ela fez 3.405 votos (50,79%) e o segundo colocado fez 3.299 votos (49,21%).

Em entrevista ao jornal Paraná Centro, a atual vice-prefeita disse que esse é um momento muito importante para a vida dela e representa mais uma conquista histórica para o município, já que ela se tornou a primeira mulher eleita para o cargo de prefeito em São João do Ivaí. “Eu também fui a primeira mulher a ser eleita como vice-prefeita e isso mostra que é possível transpor as barreiras, especialmente em uma cidade pequena, onde existe uma visão muito direcionada que o político tem que ser um homem”, comenta. Outro fator que para ela é muito importante, que nunca houve no município, uma sucessão de prefeito após 8 anos de mandato; sempre ocorria a alternância dos grupos políticos e isso também foi uma barreira quebrada. “Mas, agora, meu objetivo é maior, passa pelas questões pessoais, que é fazer a diferença na cidade”, frisa a prefeita eleita.

Apesar de ter sido a primeira mulher eleita em São João do Ivaí, houve uma redução no número de prefeitas eleitas na região central. Carla Emerenciano comenta que isso tem a ver com o fato que menos mulheres concorreram na atual eleição. “Falta um incentivo das pessoas que, muitas vezes, quando ouvem uma mulher falar que será candidata, torcem o nariz; não acho que a mulher é igual ao homem, nunca será igual, mas tanto homens como mulheres podem ocupar cargos e ter atribuições conjuntas”, ressalta.

Ela comenta a experiência de oito anos como vice-prefeita e que, efetivamente, participou da gestão municipal, vai ajudar nesse processo de adaptação à chefia do poder executivo, já que ela conhece o funcionamento da gestão pública. “São João do Ivaí ganhou muito com isso, pois já iniciamos nosso mandado correndo atrás das ações para o desenvolvimento da cidade”, frisa.

Com formação na área da saúde, Carla Emerenciano diz que, além desse setor, a agricultura terá prioridade em seu mandato, mas frisa que a pandemia causada pela Covid-19 será o maior desafio que os novos prefeitos vão enfrentar, não apenas pela doença em si, que ela espera que seja controlada com a chegada da vacina, mas também por causa do prejuízo econômico, que não apenas São João do Ivaí, mas todo o país vai enfrentar a partir do ano que vem. “Esse prejuízo econômico irá aumentar a desigualdade social e mais pessoas vão depender da gestão pública, isso é ruim, pois famílias não terão renda própria. Precisamos voltar, rapidamente, à vida normal e ao crescimento da economia, para que os prejuízos não sejam ainda maiores”, completa.

Ela finaliza destacando que pretende ter uma boa relação com o poder legislativo, não apenas com os vereadores eleitos de sua base de apoio, mas com toda a Câmara de São João do Ivaí. “Quero agradecer a confiança e os votos da população e, com certeza, vamos honrar esse apoio”, disse a prefeita eleita de São João do Ivaí.