Artistas assinam contrato da Lei Aldir Blanc

Artistas irão apresentar lives e trabalhos dentro da Lei Aldir Blanc

Artistas irão apresentar lives e trabalhos dentro da Lei Aldir Blanc

Na segunda-feira, 14 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Cultura, reuniu artistas de Ivaiporã credenciados por meio de chamamentos públicos, para contratação de serviços, com a finalidade de implementar a Lei Federal 14.017, sancionada neste ano de 2020, que ficou conhecida como Lei Aldir Blanc.

De acordo com a diretora de Cultura, Amanda Rafael, a Lei Aldir Blanc foi criada neste ano de pandemia, devido ao estado de calamidade pública reconhecido no território nacional, pelo Governo Federal, o que causou um grande impacto econômico no setor cultural, devido aos protocolos de saúde que foram impostos, como a proibição de aglomerações, entre outros. “Durante todo este ano, sempre comentamos, que o setor cultural foi o primeiro a paralisar e, certamente, será o último a retomar às atividades de forma integral”, reconheceu a diretora.

Amanda Rafael destacou que, no município de Ivaiporã, foram lançados três editais de chamamentos públicos, sendo para a contratação de lives de música; para a exibição de 10 vídeos artísticos culturais e, ainda, para que as rádios comunitárias locais abrissem espaços aos artistas para divulgação do trabalho e trajetória dos artistas. Com isso, foram credenciadas 21 propostas.

As lives irão acontecer a partir do dia 17 de dezembro e serão transmitidas a partir do Centro Cultural. A programação ainda não foi divulgada, mas ocorrerão duas apresentações por noite até a segunda-feira, dia 21 de dezembro.

As apresentações musicais são as seguintes: Ivaiporã Sertanejo e Bandas de Rock IVP (proponente A.C dos Santos); Semeando a Paz e Banda Bailão Cristão (proponente Célio José da Silva); Matrimonium: canções e temas de Natal Instrumental e Banda Cless (proponente Diou Carlos Lourenço Castro); Encontro de DJ´s e Eletro Mix Band (proponente Josmael Sidnei Radomski Silva), Banda Liss e dupla João Pedro e Araújo.

Também será criado um canal no youtube onde serão postados vídeos com diversas manifestações artísticas e as propostas selecionadas são as seguintes: Adilerson Casa Grande - Vídeo aula- Fotografando com o Celular; Aryelle Amaral dos Santos - Dança e Arte; Daiane Martins Stresser Barbosa - Workshop de Feltro- Chaveiros de coração;

Dionata Henrique Bueno Rodrigues - Vídeo Aula de K-Pop- A dança do momento; Danças Hauptmann LTDA. - “Celeiro de Talentos”; Eliana Maria Lunardelli Iguinís - Exposição Óleo sobre Telas; Katia Adriani Zago Zerafim - Artesanato com Feltro; Ricardo Francisco de Camargo Chagas - Três Poemas de Ricardo Chagas; Rodrigo Bueno Pimentel de Oliveira - Homenagem a Ivaiporã; Suellen Marques de Oliveira Marrafon - “A festa não pode parar” – vídeo coreográfico de dança.

O município de Ivaiporã foi contemplado com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 255 mil, que serão repassados aos artistas que tiveram em 2020 um ano complicado, sem recursos financeiros adequados. “Com essa ação, fechamos o ano com chave de ouro”, salienta Amanda Amaral.