Oscar Delgado comandará município de Santa Maria do Oeste

Prefeito acredita no desenvolvimento de Santa Maria do Oeste

Prefeito acredita no desenvolvimento de Santa Maria do Oeste

Em uma eleição bastante acirrada e com seis postulantes ao cargo de prefeito, o agricultor Oscar Delgado, 47 anos, foi eleito prefeito de Santa Maria do Oeste para o mandato de 2021 a 2024. Ele recebeu 2.100 votos ou 31,58% da votação válida. Oscar Delgado foi vice-prefeito na gestão de Cláudio Leal, entre 2013 e 2016, além disso, ele já foi assessor parlamentar dos deputados Professor Lemos, Dr. Rosinha e Ênio Verri.

Delgado comenta que fez uma campanha limpa e transparente, gastando pouco e que a principal novidade foi apresentar à população santamariense um programa de governo coletivo, com a participação da população e base técnica. “Enfrentamos uma campanha de muito ódio contra nós e também contra o poder econômico, mas a população escolheu o nosso projeto e proposta para Santa Maria do Oeste”, frisa o prefeito eleito.

Oscar Delgado é um dos oito prefeitos que o PT elegeu no Paraná e disse que isso não tem atrapalhado a articulação com os secretários do Governo do Estado, inclusive, durante a campanha, ele contou com o apoio do secretário de Administração do governo Ratinho Júnior, deputado estadual Marcelo Micheletto. “Isso demonstra que vamos ter acesso normalmente aos recursos do Governo do Estado”, disse o prefeito.

A nível federal, Oscar Delgado conta com apoio dos deputados federais do PT, que vão destinar verbas para o município e articular a participação em programas federais. Ele informou, por exemplo, que o deputado federal Ênio Verri já destinou uma emenda ao município para a compra de calcário para a distribuição aos pequenos produtores rurais. “Pretendemos fazer uma gestão participativa, transparente e queremos que esse nosso modelo seja exemplo para outros municípios e vamos fazer com que Santa Maria do Oeste se desenvolva”, ressalta.

Delgado comenta que, além dessa gestão participativa, que contará com um conselho de administração, ele pretende trabalhar a geração de empregos, saúde, estradas rurais e educação e, apesar de assumir apenas em 1 de janeiro, já está articulando para que isso possa ocorrer, como reuniões com a Caixa e o Banco do Brasil, e também com empresas de outras cidades que podem se instalar em Santa Maria do Oeste.

No entanto, o foco da nova gestão deve ser a agricultura familiar, que é muito forte no município, que conta com aproximadamente 2,5 mil pequenas propriedades e três grandes assentamentos. “Queremos apoiar a produção de tomate, morango, bicho da seda, leite, mel, entre outros, e trabalhar, principalmente, na melhoria das estradas, que precisam ter qualidade para o escoamento da produção e o atendimento da saúde”, cita o prefeito eleito.

A coligação que elegeu Oscar Delgado também elegeu dois vereadores e, apesar de não ter maioria no legislativo municipal, o prefeito eleito destaca que pretende realizar um governo transparente e que os vereadores precisam fazer o seu papel constitucional, que é fiscalizar e propor leis. “Estamos dialogando com os vereadores eleitos e acredito que será muito tranquilo, pois eles estão se propondo a fazer com que Santa Maria do Oeste se desenvolva”, destaca.

O prefeito eleito finaliza agradecendo ao vice-prefeito eleito Jorandir, aos candidatos a vereador, eleitos e não eleitos, à militância do partido que atuou de forma voluntária. “Também quero agradecer a cada eleitor que acreditou nas nossas propostas e informar que vou governar para todos e não apenas para as pessoas que votaram em mim”, finaliza.