Oscar Delgado comandará município de Santa Maria do Oeste

Prefeito acredita no desenvolvimento de Santa Maria do Oeste
Em uma eleição bastante acirrada e com seis postulantes ao cargo de prefeito, o agricultor Oscar Delgado, 47 anos, foi eleito prefeito de Santa Maria do Oeste para o mandato de 2021 a 2024. Ele recebeu 2.100 votos ou 31,58% da votação válida. Oscar Delgado foi vice-prefeito na gestão de Cláudio Leal, entre 2013 e 2016, além disso, ele já foi assessor parlamentar dos deputados Professor Lemos, Dr. Rosinha e Ênio Verri.
Delgado comenta que fez uma campanha limpa e transparente, gastando pouco e que a principal novidade foi apresentar à população santamariense um programa de governo coletivo, com a participação da população e base técnica. “Enfrentamos uma campanha de muito ódio contra nós e também contra o poder econômico, mas a população escolheu o nosso projeto e proposta para Santa Maria do Oeste”, frisa o prefeito eleito.
Oscar Delgado é um dos oito prefeitos que o PT elegeu no Paraná e disse que isso não tem atrapalhado a articulação com os secretários do Governo do Estado, inclusive, durante a campanha, ele contou com o apoio do secretário de Administração do governo Ratinho Júnior, deputado estadual Marcelo Micheletto. “Isso demonstra que vamos ter acesso normalmente aos recursos do Governo do Estado”, disse o prefeito.
A nível federal, Oscar Delgado conta com apoio dos deputados federais do PT, que vão destinar verbas para o município e articular a participação em programas federais. Ele informou, por exemplo, que o deputado federal Ênio Verri já destinou uma emenda ao município para a compra de calcário para a distribuição aos pequenos produtores rurais. “Pretendemos fazer uma gestão participativa, transparente e queremos que esse nosso modelo seja exemplo para outros municípios e vamos fazer com que Santa Maria do Oeste se desenvolva”, ressalta.
Delgado comenta que, além dessa gestão participativa, que contará com um conselho de administração, ele pretende trabalhar a geração de empregos, saúde, estradas rurais e educação e, apesar de assumir apenas em 1 de janeiro, já está articulando para que isso possa ocorrer, como reuniões com a Caixa e o Banco do Brasil, e também com empresas de outras cidades que podem se instalar em Santa Maria do Oeste.
No entanto, o foco da nova gestão deve ser a agricultura familiar, que é muito forte no município, que conta com aproximadamente 2,5 mil pequenas propriedades e três grandes assentamentos. “Queremos apoiar a produção de tomate, morango, bicho da seda, leite, mel, entre outros, e trabalhar, principalmente, na melhoria das estradas, que precisam ter qualidade para o escoamento da produção e o atendimento da saúde”, cita o prefeito eleito.
A coligação que elegeu Oscar Delgado também elegeu dois vereadores e, apesar de não ter maioria no legislativo municipal, o prefeito eleito destaca que pretende realizar um governo transparente e que os vereadores precisam fazer o seu papel constitucional, que é fiscalizar e propor leis. “Estamos dialogando com os vereadores eleitos e acredito que será muito tranquilo, pois eles estão se propondo a fazer com que Santa Maria do Oeste se desenvolva”, destaca.
O prefeito eleito finaliza agradecendo ao vice-prefeito eleito Jorandir, aos candidatos a vereador, eleitos e não eleitos, à militância do partido que atuou de forma voluntária. “Também quero agradecer a cada eleitor que acreditou nas nossas propostas e informar que vou governar para todos e não apenas para as pessoas que votaram em mim”, finaliza.